30/08/2017

* 2017 - Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados

O Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados comemora-se a 30 de agosto. A data foi instituída pela ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209, começando-se a celebrar a data em 2011. O objetivo é unir os líderes dos países e combater o desaparecimento forçado de pessoas por todo o mundo.
Esta resolução proclamou a entrada em vigor da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, já adotada em 2006 (e assinada por Portugal em 2007). Outrora associados às ditaduras militares, os desaparecimentos forçados são hoje cometidos em situações variadas e intrincadas de conflito interno, como um meio de repressão política dos adversários. Milhares de pessoas foram detidas e encontram-se atualmente presas sem as mínimas condições em lugares ocultos, fora do contacto dos seus familiares.

Este Dia Internacional das Vítimas do Desaparecimento Forçado recorda o destino das vítimas de sequestro, muitas vezes com o conhecimento das autoridades, assim como presta tributo aos familiares das vítimas, em constante sofrimento. O apelo feito por entidades como a ONU e a Amnistia Internacional neste dia, é que os países do mundo se juntem para ratificar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, para acabar finalmente com esta realidade.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-das-vitimas-de-desaparecimentos-forcados/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails