21/08/2017

* 2017 - Dia do Favelado

No dia 21/08 é comemorado o dia do favelado. Segundo o dicionário Aurélio, favelado é "que ou quem mora em favela". Mas o que é uma favela? Qual é a melhor definição de favela?
Em minha busca pela internet achei uma matéria super interessante sobre a definição e origem das favelas:

O que é Favela:
Favela é o conjunto de habitações populares precariamente construídas e desprovidas de infraestrutura (rede de esgoto, de abastecimento de água, de energia, de posto de saúde, de coleta de lixo, de escolas, de transporte coletivo etc.). As favelas estão localizadas em áreas ocupadas irregularmente nas encostas dos morros, nas margens de córregos, rios, canais, mangues etc. As casas são construídas em madeira ou alvenaria, muitas com mais de um andar, sem espaçamento entre uma e outra, criando uma área densamente povoada.
As favelas constituem a expressão viva das desigualdades sociais, da marginalização e exclusão social de parte da população das grandes cidades do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento. No Brasil esse aglomerado de construções é denominado favela, no Peru – barriadas, no Chile – callampas, na Venezuela – barrios, entre outros...
(para ler mais, acesse: http://www.significados.com.br/favela/).
http://artesanit.blogspot.com.br/2015/08/datas-comemorativas-2108-dia-do-favelado.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails