25/10/2020

* 2020 - Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo

 

Celebrada pela primeira vez no Brasil, a data é também comemorada em outros países e homenageia o ator e ativista norte-americano Billy Barty (1924 -2000), que possuía a deficiência e foi criador de uma associação que, na década de 1950, lutava pelos direitos das pessoas com nanismo. Billy, que na vida adulta media um metro e quatorze, era frequentemente escalado para filmes e episódios de tv, atuando ao lado de artistas mais altos. Também era conhecido por sua grande energia e entusiasmo em qualquer produção da qual participasse. 

O nanismo é um transtorno causado pela falta de crescimento, que resulta em uma pessoa de baixa estatura se comparada a outras pessoas da mesma idade e sexo. Os dois tipos de nanismo mais frequente são: nanismo proporcional ou pituitário, que caracteriza-se em uma pessoa, onde todas as partes do corpo são menores que o normal; e nanismo desproporcional ou acondroplásico, que é uma síndrome genética que impede o crescimento normal dos ossos longos (fêmur e úmero, especialmente), porque acelera o processo de ossificação das cartilagens formadoras de ossos (ossificação endocondral). Isso faz com que as diferentes partes do corpo cresçam de maneira desigual.


 O Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência celebram esta data, que passa a fazer parte das diversas comemorações no calendário do segmento de pessoas com deficiência no Brasil.

 "O público em geral pensa que todas as pessoas pequenas estão em circos ou em miniespetáculos. Nós temos médicos, enfermeiras, cobertos em todo campo." -  Billy Barty

https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2017/outubro/25-de-outubro-dia-nacional-de-combate-ao-preconceito-contra-as-pessoas-com-nanismo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails