22/05/2008

* 2008 - Pintura em pano de pratos com crochê

Todas às 3ª feiras na ABLUDEF, se encontram senhoras e senhores com o mesmo intuito, ou seja, vem passar uma tarde por semana compartilhando do aprendizado de pintura em tecidos. Esse grupo se chama :
GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS.
COMO PINTAR PANOS DE LOUÇAS

a) Para iniciar a sua pintura em tecido, utilize os panos de LOUÇA , feitos de algodão. OBS: Tem que tirar "o fio" do tecido para corta-los retos e depois embainha-los.

b) A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras simples, sem muitos detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Use riscos de tamanho médio ou grande para começar. Sem muitos detalhes.
c) Em toda a pintura , use sempre clareador como base, antes de colocar qualquer cor sobre o tecido. Mas não coloque o clareador de uma só vez em todo o desenho, vá pintando por partes, pois você tem que trabalhar em cima dele molhado.
d) Compre tintas de boa qualidade, de preferência a marca Acrilex.
e) Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.
f) Lave o tecido de algodão para retirar toda a goma.
g) Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel carbono para tecido. OBS: Utilize uma folha de celofane ou plástico para não destruir o molde, isso evita que o papel rasgue.
h) Selecione as cores que irá utilizar. Tenha uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo as cores básicas para poder variar.
i) Deixe ao seu lado um copo pequeno com água limpa, para lavar os pincéis. Tenha também pedaços pequenos de pano de limpeza.
j) Estique o tecido em cima de uma tábua fina ou Eucatex , antes passe cola permanente nessa tábua;
k) Pegue a tinta sempre só com o cantinho do pincel, vá aos poucos, para que a sua pintura não fique muito carregada;
l) Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, porque ao passar sobre o tecido, você poderá ‘encharca-lo’, deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também.
m) Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho.
n) Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia, limpe-os e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.
o) Os pincéis mais usados são os chatos de cerdas duras. Esses pincéis precisam ser lixados e cortados para serem “envelhecidos”.
p) Depois de usar muito o pincel, as cerdas vão gastando, e para que ele fique “novo” e bom de usar, basta cortar com a tesoura as cerdas para emparelhá-los novamente, fica ótimo.
Cores primárias:

Magenta (vermelho)
Ciano (azul)
Amarelo
São consideradas primárias porque através de misturas dão origem a todas as outras cores.
Cores Secundárias:
Verde - formado por azul e amarelo

Laranja - formado por amarelo e vermelho

Violeta - formado por azul e vermelho

Ciano - formado por azul e verde

Magenta - formado por azul e vermelho

Amarelo - formado por vermelho e verde

Vermelho - formado por magenta e amarelo

Verde - formado por ciano e amarelo

Azul - formado por ciano e magenta

As cores secundárias são o resultado da mistura em proporções iguais de duas cores primárias.
Existem também as cores terciárias, quartenárias, etc... dependendo do número de misturas realizadas, temos assim todas as outras cores.
Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores:

Verde Limão = amarelo + verde
Turquesa = verde + ciano
Azul Médio = ciano + roxo
Violeta = roxo + magenta
Laranja + Verde = Verde Azeitona
Roxo + Laranja = Púrpura
As cores terciárias podem ainda ser consideradas as misturas das cores secundárias, nomeadamente:
Cores Quentes
- Magenta
- Laranja
- Amarelo
Cores Frias
- Azul
- Verde
- Violeta

No mesmo dia , temos um grupo de senhoras que preferem fazer o crochê. Dão acabamentos nos panos de louças, sendo realizado essa parceria, com o grupo de pintura em tecidos. O resultado logo aparece, são trabalhos lindos, que são vendidos em pról da instituição e revertido a compra de produtos para o grupo .

Todos os trabahos realizados pelo GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS, serão expostos dia 31 de maio na Fundação Cultural de Blumenau, as 19hs, onde a ABLUDEF estará participando do CIRCO ACÚSTICO. Texto/fotos: Dalva Day

Mistura de tintas - pesquisa na internet

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails