27/10/2008

* 2008 - GRUPO DA MELHOR IDADE 24/10/08

Precisamente ás 13h30min foi aberto o 10º encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE, na sede da ABLUDEF. A coordenadora do evento a assistente social Dalva Day, junto com a madrinha a assistente social Tânia Regina Moraes, deram as boas vindas aos idosos. Compareceram ao encontro 28 idosos, dos que é 53 composto o grupo. Foi realizada uma dinâmica com o tema “Abraçar o amigo”, pela T.O Mariana, onde todos os idosos, profissionais e voluntários puderam interagir, cantando e abraçando conforme a música.

A seguir foi comunicado aos idosos sobre a saúde de dois idosos que participam do grupo, a senhora Rosalina e seu Jeremias. A idosa senhora Rosalina, esposa do senhor Paulo Teodoro da Silva, foi acometida de 2 A.V.Cs, (Aneurisma Vascular Cerebral) no mês de outubro , conforme relato do seu esposo. Ela está se recuperando na casa da filha. O associado senhor Jeremias Neto, também foi acometido de 02 A.V.Cs ( Aneurisma Vascular Cerebral) estando acamado e em casa de sua filha. Sua recuperação está acontecendo muito lentamente, o idoso tem 83 anos. Após os relatos sobre os idosos acamados, sempre é colocado aos grupos, questões referente o Estatuto do Idoso. Os profissionais têm o dever de simplificar as informações e orientações para o público atendido. Uma das questões abordada foi sobre a segurança que os idosos necessitam, quando buscam seus proventos junto aos caixas de banco. Enfatizamos a necessidade dos idosos estar acompanhados com algum familiar, pois há muitas denúncias de assalto nos primeiros dias do mês.. Dos presentes ouve comentários diversos em relação a caso de assalto á idosos. Foi colocado que devemos nos adaptar ao crescimento do município, pois quando eram jovens, a segurança era bem melhor. Todos eram vizinhos antigos, hoje a realidade é totalmente o inverso, a cidade cresceu, temos um contingente de pessoas novas.

ASSINATURA DO LIVRO DE PRESENÇA

Em todos os encontros é passado aos presentes o livro de assinatura referente o encontro, além de ser necessário para a instituição comprovar os atendimentos deste público, a coordenadora tem maior visibilidade no final do encontro para contabilizar. A ABLUDEF tem como projeto principal “Reabilitação e inclusão” das pessoas com deficiências, são realizados mensalmente atendimentos em diversos grupos como: Reabilitando para a vida – Grupo de Integração – Grupo de Informática – Mercado de trabalho – Grupo de Adolescentes – Grupo Ciranda, Cirandinha para crianças de 0 a 6 anos – Educação do Ceja – Alfabetização – Grupo de famílias – Grupo de mulheres e Grupo de Idosos entre outros.

Após reforçar os avisos, realizou-se a DINAMICA sobre formar palavras do alfabeto sobre – FRUTAS – CIDADES – NOMES ( feminino e masculino).Essa dinâmica tem como objetivo, estimular o funcionamento do raciocínio rápido e interagir com todos os idosos. Os idosos em casa gostam de responder as questões apresentada pelos diversos programas de TV, onde mostram em alguns, jogos de soletrar, adivinhações. Adaptamos para o grupo letras do alfabeto mais comuns, para a realidade deles. Mostramos o quanto é difícil às pessoas, mesmo jovens quanto estão disputando prêmios em dinheiro e erram com facilidade, e nós enquanto telespectadores achamos que seria fácil para responder, mas quando estamos na disputa nos dá o tal de "BRANCO " na memória e as vezes esquecemos até palavras que usamos no nosso dia a dia. Neste momento formamos grupos com14 pessoas Equipe A e 14 na Equipe B, comandada por profissionais e voluntários, os idosos competiram com bastante dinamismo. Após a competição foi anunciado os vencedores a equipe B, com o placar de 9 a 7, apesar de pedir para continuarmos a competição sabemos que devemos estimulá-los aos poucos, prometemos retornar em outra oportunidade.
Em seguida foram repassados outros informes e retornamos aos lembretes para que ficassem bem esclarecidas as nossas prioridades para o próximo encontro em novembro. Foi perguntado aos idosos sobre o “AMIGO INVISIVEL” que é realizado sempre no ultimo encontro, quais as mudanças que poderíamos estar fazendo para melhorar a dinâmica do presente invisível. Todos pediram que retornássemos a escolha do amigo somente no dia da entrega do presente, pois como temos idosos que esquecem ou mesmo por motivo de doença faltam ao encontro, temos idosos que recebem o presente e não tem a quem entregar pela falta do seu amigo. Também pediram que os presentes ficassem em torno de R$5,00 reais, já que trabalhamos com pessoas que recebem 01 salário ou mesmo o BPC. Sugestão aceita.
Sobre candidatas e candidatos a Rainha e Rei , todos os associados idosos do Grupo da Melhor Idade, concorrem ao pleito . Percebemos que mesmo os mais tímidos, querem disputar. Solicitamos aos idosos que a “ELEIÇÃO 2008 ” , que todos façam sua propaganda até o dia 28 de novembro dia da eleição, quando estarão disputando os cargos de RAINHA – REI – 1 ª e 2ª princesas - 1º e 2º príncipes. Foi sugerido ao grupo para analisar com sabedoria quem deve representa-los, que sejam pessoas idosas pertencentes ao grupo, que represente a entidade quando solicitada, que seja simpática, atuante junto ao grupo, amiga(o), companheira(o), fale bem da entidade ABLUDEF.
A próxima DINÂMICA foi sobre JOGOS COM BOLAS.
A dinâmica das “bolas” consistia que todos os 28 idosos fossem divididos em 14 pessoas para cada grupo, formando duas equipes A e B. A equipe “A” era liderada pela assistente social Tânia e com assessoria do Alairton (Associado), a equipe “B” liderada pela assistente social Lenira e assessorada pela T.O. Mariana, e a presidenta Maria Helena e a assistente social Dalva monitoravam o andamento da dinâmica. Depois de 3 tentativas, todos conseguiram fazer a dinâmica. Foi colocada na mão da primeira idosa de cada fila uma bola de tamanho médio, com o objetivo de chegar pelas mãos dos idosos até o final da fila, e seguidamente passar mais 14 bolas, parando nas mãos dos idosos , assim sucessivamente. Objetivo da dinâmica: devemos realizar o trabalho que solicitado, verificando sempre se o projeto inicial esta correto. Todos fizeram a distribuição das bolas aleatoriamente, mas não perceberam que se separassem as 14 bolas inicialmente, todos os idosos iriam receber uma bola e não chegar ao final da fila, com idosos sem nenhuma bola e outros com duas ou mais. Sugerindo que temos deixar de levar vantagem e dar mais atenção ao trabalho para que esse seja concretizado integralmente certo e não “mais ou menos.” Todos entenderam e no final da dinâmica, os idosos receberam cada um 01 bola, para exercitarem em sua casa.

Maria Helena presidenta da ABLUDEF solicitou aos idosos que ouvissem as músicas que ela reservou para eles. Músicas antigas e alegres alegraram ainda mais o ambiente. Mariana realizou uma nova dinâmica, para que os idosos pudessem se exercitar moderadamente. Todos cantaram, também gostaram da confraternização realizada pela presidenta, pois sabem que ela trabalha em prol de todos os associados da entidade. A madrinha do grupo Tânia liderou o trenzinho, convidando os idosos que pudessem participar seguir o trem.

A coordenadora do Grupo senhora Dalva, mostrou o trabalho que a idosa Maria Joaquina Ribeiro, produziu no Grupo de Tear, que a ABLUDEF mantém em parceria com a FCB - Fundação Cultural de Blumenau . Os idosos as vezes não acreditam que ainda conseguem apreender. Maria Joaquina aos 63 anos, é um exemplo de dedicação nos trabalhos de artesanatos, além do grupo de tear, participa das aulas de artesanatos arco íris todas as 3ª feira, onde aprende a pintar panos de louças. Também participa de Oficinas de biscuit, tear manual, pinturas em tecidos, ministrados por professoras nos cursos em parceria com a COOPER.

Antes de encerrar o encontro e servido um lanche de confraternização, foi relembrado todos os assuntos referente ao próximo encontro no dia 28 de novembro: Amigo invisível, Coroação do Rei e Rainha – medalha e faixa e a festa de Natal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sra Dalva. Li o artigo sobre o encontro dos idosos. Achei muito interessante e criativo o programa. Gostaria que a Senhora me informasse o local desses encontros. Estou curioso pois, me julgo tbm dentro do esquema pela idade (85 incompletos). Ah, tbm o horário desses eventos. Uma muito boa noite.
Santos

Related Posts with Thumbnails