28/05/2010

* 2010 - 22º ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF

A ABLUDEF é entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau/SC, por um grupo de Pessoas com Deficiência Física; completando neste ano 22 anos de funcionamento. A entidade teve como primeira sede um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte situado na região norte da cidade. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora Sra. Jandira Vasselai (+2003) que esteve na direção da entidade por 6 anos. A sede própria, situada na região central da cidade, fica localizada próxima ao Terminal de Ônibus Urbanos da Fonte, foi adquirida em 1998 sob a gestão da segunda presidente da instituição Maria Helena Mabba (1995-2010) onde se encontra em funcionamento num prédio de 02 (dois) pavimentos. Com a estrutura adequada para as Pessoas com Deficiência Física a entidade vem otimizando os seus serviços visando proporcionar e garantir atendimento de eficiência e de qualidade para o seu público usuário.
ABLUDEF tem como diretrizes: a organização e participação do segmento na viabilização do acesso a política de atendimento especializada e políticas públicas pelas Pessoas com deficiência Física e suas famílias; e participar dos espaços de discussões e decisões de efetivação das políticas publicas e de garantia dos direitos sociais, alicerçadas na Política Nacional De Integração para a Pessoa com Deficiência e Constituição Federal.
Sua missão: “Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate a discriminação e preconceito das Pessoas com Deficiência Física, residentes no município de BLUMENAU E REGIÃO; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.” A política de atendimento é destinado às Pessoas com Deficiência Física e suas famílias cadastradas na instituição; priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social. Com a concepção de que as pessoas com deficiência são sujeitos de direitos a entidade desenvolve ações de apoio a estas e suas famílias, articuladas ao poder publico e privado. O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias” e executado através das seguintes ações: apoio à reabilitação pessoal e social; promoção da inclusão das PDFs e familiares no mercado de trabalho; atendimento domiciliar às PDFs altamente dependentes (por equipe multidisciplinar,com atendimento e acompanhamento medico,psicológico e social); promoção da integração das PDFs na vida comunitária.
O programa abrange os seguintes serviços: atendimento e acompanhamento social; inserção nas políticas públicas; apoio psicológico; reabilitação física (fisioterapia); formação escolar(ensino fundamental e médio); inserção e acompanhamento no mercado de trabalho;viabilização da inserção em cursos de preparação, qualificação ou requalificação profissional; treinamento em informática; apoio jurídico; viabilização de acesso ao transporte coletivo urbano gratuito; realização de atividades sócio educativas e encontros de integração e socialização; realização de encontros de lazer(temáticos) para as crianças PDFs e suas famílias; promoção de atividades de integração das PDFs com a comunidade; transporte de usuários, que não possuem acesso ao transporte urbano ou próprio(realizados com veículos da entidade).O projeto/programa é executado com uma equipe fixa de 08 profissionais. A equipe própria e composta por: 02 Assistentes Sociais, 01 Psicóloga; 02 Motoristas, 01 Auxiliar Administrativo; 02 Auxiliar de Serviços Gerais. Os demais são resultantes de parcerias, convênios , pessoas voluntárias, e contrato com serviços terceirizados como 01 advogado , 01 professor de informática e 01 contador.
Nestes 22 anos conquistou um grande apoio da comunidade em geral. A entidade possui convênios com a Prefeitura Municipal de Blumenau (Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Assistência Social) para financiamento de prestação de serviços (FMAS) e com a CELESC para captação de recursos financeiros da comunidade, através de doações espontâneas nas faturas de energia elétrica; também conta com 01 quiosqui no Terminal Urbano da fonte luminosa ,fonte de renda própria;  feiras de artesanatos realizada pelo município e as seguintes parcerias de longo prazo: Fundação Universidade Regional de Blumenau que cede Recursos Humanos e equipamentos para reabilitação física– Curso de Fisioterapia e exames de auto custo disponibilizados pelo Hospital Santa Catarina. Convênios com a Justiça Federal e o Fórum através das penas alternativas, recebendo alimentação e mão de obra (prestação de serviço ou em espécies).  
A ABLUDEF tem seu foco de atuação na inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias através dos seguintes projetos sociais, que são desenvolvidos em sintonia com a Política Nacional De Assistência Social e Política Municipal de Assistência Social do município: Programa“Apoio a Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Física” e as suas famílias (1995). O projeto: “Acredite Neles! Com limites e sem barreiras” com o objetivo de promover a integração das pessoas com deficiência na comunidade e avançar na eliminação das barreiras arquitetônicas e atitudinais. O projeto Oficina Asas Para a Integração que beneficia pessoas com deficiência com necessidade de terapia ocupacional e usuárias de fraldas descartáveis. Tendo a entidade recebido, em de 2006, o prêmio IV FAPs (Fundo de Apoio a Projetos Sociais) do Instituto Guga Kuerten pelo desempenho deste projeto.
Os projetos têm contribuído para a melhoria do processo de desenvolvimento individual e coletivo das pessoas com deficiência. Influindo de forma positiva na qualidade de vida do publico alvo e de suas famílias, obtido pelo acesso a serviços especializados, alcance de políticas publicas, inserção no mercado de trabalho e convivência comunitária. A entidade possui títulos de utilidade publica municipal (Lei 4.072/92), estadual (Lei 8.974/93) e federal (Lei 3.415/00) e inscrição nos Conselhos de Assistência Social municipal (Resolução: 019/99) e Nacional (Resolução: 239/06) e Certificado De Entidade De Assistência Social (CEAS): número 0503 (validade de 19/12/2006 a 18/12/2009) e o LOGO como marca registrada pelo SEBRAE.
Ao completar 22 anos de sua existência a presidenta Maria Helena Mabba faz um balanço da trajetória da entidade. “Foram anos de conquistas, realizações e grandes parcerias. Mas por outro lado foram anos de tristezas por ver que a sociedade caminha para um futuro sem controle de seu crescimento. Novos carros e motos potentes são lançados diariamente ao mercado para consumo. Mas...não pensam nas ruas,nos pedestres e nas suas próprias vida. Quando a entidade foi criada contava apenas com 10 associados, contamos hoje com aproximadamente 1500 associados. Já chegamos a um número de 1840 (2009), mas devido a algumas enfermidades, idade avançada e outros tipos de deficiência alguns vieram a óbito, outros foram para outros municípios".
"PARABÉNS ABLUDEF"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails