24/05/2010

* 2010 - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FERROVIA DE INTEGRAÇÃO


A presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day estiveram presente na Audiência Pública sobre a Ferrovia Integração, nas dependência da ACIB, no dia 24 de maio , as 19horas. A Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), coordenou a  audiência pública e teve como apoio a Acib, Assimvi e Intersindical Patronal de Blumenau, também pediu apoio dos presentes para a inclusão da bicicleta e das ciclovias ao longo do caminhos das estradas de ferro. Todos os presentes apoiaram. Outra reivindicação foi que a ferrovia não seja apenas para transporte de mercadorias, mas a inclusão de transporte de passageiros, sendo que deveríamos pensar seriamente na rota turística, incluindo a cidade de Blumenau. Outro pedido foi que toda a extensão seja arborizada, desde o litoral até a cidade de Rio do Sul. Temos alguns exemplo de cidades turiticas onde o ponto de atração é o TREM, como Bento Gonçalves (RS) e Paranaguá (PR), onde tive o prazer de visitar.

Vários representante do Vale do Itajaí , tais como representantes de entidades empresariais da região, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, empresários e associações ligadas à mobilidade urbana com abrangência do litoral até Rio do Sul, estavam presente a audiência da Ferrovia da Integração. O coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado estadual Pedro Uczai (PT-SC), pediu que todos se unissem para que o Estado de Santa Catarina seja integrado ao sistema ferroviário do país e do exterior.

A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba falou aos presentes que quando criança teve oportunidade de andar de trem, entre Blumenau e Rio do Sul. Manifestou seu apoio as reivindicações feita pelo presidente da CICLOVIA de Blumenau. Reforçou a necessidade dos engenheiros que estarão a frente do projeto observarem a acessibilidade, para que não façam algo que tenham que adaptar posteriormente.
A Ferrovia da Integração terá uma extensão de cerca de 700 quilômetros entre o Porto de Itajaí e a fronteira com a Argentina, o que permitirá a posterior integração de Santa Catarina ao porto de Antofagasta, no Chile, formando uma ferrovia bioceânica no futuro.
Do total de R$ 1,59 trilhão de investimentos previstos no PAC 2, R$ 958,9 bilhões devem ser gastos de 2011 a 2014, e os R$ 631,6 restantes estão previstos para depois de 2014. Com R$ 46 bilhões a serem aplicados somente em investimentos ferroviários, o programa prevê a expansão da malha ferroviária brasileira dos atuais 29 mil quilômetros para 40 mil até 2020.

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