11/11/2010

* 2010 - DOCUMENTÁRIO REVELA NOVOS ASPECTOS DA HISTÓRIA DE BLUMENAU

No dia 10 de novembro, às 20 horas no auditório da Fundação Cultural de Blumenau estivemos na mostra do documentário de uma das mais significativas e belas regiões de nossa cidade, a "Nova Rússia" no bairro Progresso. Os autores deste belo documentário Danúbia e André demonstraram o quanto fazem diferenças pessoas que se preocupam em passar o belo, o natural o coloquial da nossa história contada pelos moradores antigos e colocada com pesquisas e autoridades da história como os pesquisadores e historiadores, biólogos, ambientalistas e convidados ,que contribuíram gratuitamente com esse documentário. Nada mais importante do que deixar para futuras gerações a história de Blumenau que por muitas vezes procurada pelas escolas , visitantes e principalmente pelos próprios blumenauense sem terem registros, pois pessoa que podem abrir as portas da histórias, não o fazem.
Danubia e André
Parabéns aos que contribuíram para que a história deste pequeno pedaço de Blumenau que por muitos desconhecida mas que guarda a vida de Blumenau, com belas nascentes, flora e fauna preservadas,cito como pessoas que contribuíram e contribui muito pela historia e preservação os senhores Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história , o biólogo e mestre em ecologia Lauro Bacca, os historiadores Martin Stabel Garrote e Urda Alice Klueger, além dos moradores e ex-moradores da Nova Rússia.
O representante da secretaria da educação o secretário Osmar Matiola, (foto camisa azul) recebeu em mãos o vídeo que os organizadores do evento estarão a partir do dia 11/11 distribuindo para as escolas municipais, estaduais e particulares, para que os alunos possam assistir e saber que Blumenau tem belas historias referente a extração de ouro prata e outros minérios.

É importante esse material estar nas escolas onde muitos professores desconhecem a história de Blumenau, pois são pessoas oriundas de outras localidades. Um dos locais onde possam estar pesquisando a história de Blumenau é o blog do cientista social e pesquisador da historia de Blumenau senhor Adalberto Day tem para a comunidade e hoje é referencia no mundo. www.adalbertoday.blogspot.com
O documentário "Nova Rússia – a história de Blumenau passa por aqui", foi produzido pela jornalista Danubia de Souza, com direção de André Santos, através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. O curta revela uma nova e fascinante história sobre a cidade, antes mesmo da chegada de Dr. Blumenau. E mostra ainda como foi o período de exploração de metais preciosos na Nova Rússia.

Danubia - Adalberto - Dalva - André

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails