29/07/2012

* 2012 - GRUPO DA MELHOR IDADE DE JULHO


No dia 23 de julho realizou-se na ABLUDEF o encontro mensal da melhor idade. A partir das 10 horas as estagiárias de psicologia Josiane e Lenita coordenaram o grupo com dinâmicas conforme descritas:
01 BRINCANDO COM AS PALAVRAS: Pedir para que o grupo se organize  em grupo de tres pessoas e em seguida explicar a atividade do dia. Entregar para cada grupo , folhas com “palavras cruzadas", pensamos na escrita e como fazer um "bolo de chocolate” que deverão ser preenchidos. Será observado sempre se um integrante terá a possibilidade de escrita, pois o restante pode ajudar a concluir a atividade.

Objetivo: Que seja de uma simples brincadeira. Buscando exercitar a mente, desenvolver a atenção, estimular a percepção visual, fixar conteúdos, podendo ajudar na manutenção de uma mente mais nova e com isto passar a importância de estar com a mente sempre em movimento, para não esquecer das coisas básicas do dia-a-dia.


02. ATIVIDADE: MÍMICAS
Organizar o grupo e convocar um integrante para encenar através de mimicas sem qualquer som o que está representando nas figuras de revista e jornal.  Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado, ocorrendo o acerto terá pontos para a equipe A e equipe B (100 pontos). Conforme os acertos vão ocorrendo, os integrantes para encenar as mimicas vai mudando. Serão 15 figuras ou imagens de animais, objetos, pessoas, natureza e entre outros.
OBJETIVO: comentar a importancia da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer, ou que muitas vezes não entendemos o outro só através de gestos e sim é necessário falar, disser, se preciso gritar, principalmente quando precisamos de ajuda (explicando a própria dificuldade vivida por eles).




Resumo no encontro da terceira idade dia 23/07/2012 registro das estagiárias de psicologia Joseane e Lenita: Com o grupo composto pelos integrantes da terceira idade, as duas primeiras atividades são coordenadas pelas estagiarias de Psicologia. A primeira atividade do dia foi “Brincando com as Palavras”. A proposta foi lançada de que, o grande grupo deveria formar grupos com três pessoas, totalizando oito grupos, na qual estavam presentes neste momento 24 idosos. No primeiro momento foi entregue para cada grupo, uma folha na qual deveriam pensar na escrita, completando as palavras usando B ou P. No segundo momento foi entregue mais uma folha com palavras cruzadas. Vale ressaltar que todos os participantes participaram das propostas com muito entusiasmo, possibilitando observar a facilidade em completar as palavras com B ou P. Nas palavras cruzadas existiam um grau a mais de dificuldade, sendo que foi possível observar a dificuldade de alguns idosos em realizar a atividade, mas nem por isso, eles desistiram, foram trocando idéias com o amigo ao lado e juntos conseguiam encontrar a resposta correta. Houve alguns idosos que surpreenderam, a facilidade em preencher as respostas corretas foi bem visível, sendo que os mesmos levam consigo 81 anos vividos. Ao término desta atividade abordamos a importância em deixar a mente sempre em movimento, e que brincando e fazendo palavras cruzadas, lendo, escrevendo são excelentes exercício para ajudar na manutenção de uma mente mais nova, explicando que na fase do envelhecimento o ser humano tem diversos prejuízos cognitivos. Em seguida demos início a segunda atividade do dia, que levou o título de “Mímicas”, pedimos um voluntário, não demorou para o braço ser levantado por um idoso, explicamos a palavra “mímicas”, para alguns integrantes, ( pois alguns não sabiam o que era mímicas)  e começamos a dinâmica, o voluntário tinha que  encenar através de mímicas sem qualquer som o que estava representado nas figuras de revistas como: um coelho, violino, árvore, flor, bebê, elefante, médicos, relógio e uma galinha. Nosso voluntário gostou de encenar que não quis passar o cargo para outro voluntário, os acertos foram aparecendo e as dificuldades em saber o que era também foi observado. Ao término comentamos a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer, ou que muitas vezes não entendemos o outro só através de gestos e sim é necessário falar, disser, se preciso gritar, principalmente quando precisamos de ajuda, (explicando a própria dificuldade vivida por eles) e que os mesmo tem na Associação da Abludef profissionais capacitados para ouvi-los, como assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeiro que podem auxiliar no que for preciso. Logo após o almoço, a Assistente Social Dalva Day coordenou o grupo.
A coordenadora do grupo chamou as duas voluntária Joseane e Lenita estágiaria de psicologia, agradeceu as duas pelo brilhante trabalho que fizeram na parte da manhã em sua ausencia, que mesmo estando elas em periodo de férias, prontamente vieram a entidade trabalhar com o grupo. Ambas receberam uma lembrancinha e a coordenadora comentou a todos que esse é o papel dos novos profisssionais, estar atendo ao ser humano e não apenas se preocuparem com os papeis e ficar horas a fio dentro de um consultorio. A vivência do dia a dia com o usuário é enriquecedora. Nenhum diploma nós dá esse rol de capacitação como dentro dos grupos.
Houve uma parada para os idosos almoçar, pois muitos estão desde as 10 horas na entidade e estarão conosco até as 16:30. A entidade fornece neste dia o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde. A nutricionista da entidade observa pessoalmente como esta o andamento da nutrição dos idosos.


Palestra: “ Quedas da pessoa idosa” Proferida pela coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day. Após alguns atendimentos com os idosos, houve a necessidade de conversar com eles e ministrar essa pequena palestra e mostrar onde está o maior perigo para eles. Sendo que a casa se torna uma armadilha por muitas vezes fatais para os idosos. Peincipalmente para idosos baixa renda, onde não tem o atendimento familiar nesta questão. Por vezes o idoso recebe como caridade um”quartinho” no fundo da casa para usufruir dos seus ultimos anos sem incomodar o resto da casa. Atualmente o Brasil está se concientizando na questão de Leis para adaptações  em locais público, em transporte mas dentro das casas a familia tem que ter esse cuidado, não para pessoas com deficiencia, mas para criança, para idosos, temos que pensar em rampas, pegadores nos locais de banho e outros, facilitando o bem estar e aumentado a qualidade de vida.




Após a palestra começou  mais uma etapa da Gincana que acontece a cada encontro.  A primeira etapa da gincana foi responderem sobre MITOS DA SAÚDECada equipe levou duas folhas para respoinder e assim conseguir mais pontos, caso todas as duas folhas estiverem certas daria 20 mil pontos.  Ficaram surpresos que todas as respostas foram MENTIRA...ou FALSO.
Equipe A fez: 1ª folha 1000 + 2ª folha 1500 = 2.500 pontos
Equipe B fez : 1ª folha 2300 + 2ª folha 1400 = 3.700 pontos
Sempre temos que deixar o idoso na pespectiva de quando iremos perguntar “ O QUE A TÂNIA TEM NA BOLSA”, para a alegria das que trazem os seus produtos, valendo pontos conforme o dado de 10 a 100 pontos. Produtos como esmalte, pinça de sobrancelhas, também foi perfuntado quem tem um peixe, um porquinho, uma galinha, tanto de plastico quanto de verdade...e para dar mais enfase a brincadeira, quem sabia emitar um dos bichinhos....Algumas idosas se prontificaram a emitar...saindo sons muito engraçados. A equipe a conseguiu 1840 pontos e a equipe B conseguiu 1390 pontos.
 O resultado final do dia foi: Equipe A fez 4.340 pontos e a equipe B: fez 5.090 pontos.
A gincana terminou assim
EQUIPE A : 31.530 ( junho) +  4.340 (julho)  = 35.870 pontos
EQUIPE B:     52.950 ( junho) + 5.090 (julho)  =  58.040 pontos
Diferença : 58.040 (B) – 35.870 (A) =  22.170 para a equipe B
Foram homenageados os 3 motoristas da entidade que fornece transporte para os associados que não tem condições de virem  a entidade no transporte municipal. Cada um recebeu uma lembrancinha pelo dia do motorista que será comemorado dia 25 de julho. Os motoristas são Luiz Simas – José (centro) e Delmar, todos transporta-os com muito carinho e dedicação, sempre elogiados pelos idosos. Na oportunidade a Ângela  funcionária do serviços gerais da ABLUDEF estava fazendo aniversário no dia do encontro dos idosos e foi chamada pela presidente Maria Helena Mabba para que todos cantassem parabéns a  ela e também recebeu uma lembrança e um lindo buque de flores (23/07). 
Foi serviço um café e distribuição de vários brindes entre os idosos.
Ao finalizar o encontro todos os idosos receberam um lembrete do próximo encontro  e para não esquecer foi usado pela coordenadora o cartão  para que eles tenham que trazer uma tarefa importantíssima no proximo encontro. Além de atualizar seus dados como nome completo, endereço, ponto de referência para os motoristas se localizarem quando forem busca-los e os telefones seus, familiares e se possível de um vizinho, no verso ficou anotado que no proximo encontro dia 27/08/12 deverão trazer nome de três localidade que não ultrapasse 200 km da cidade de Blumenau, para poderem fazer um passeio no ano de 2012.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails