28/08/2014

* 2014 - AUDIÊNCIA PÚBLICA

Foto: Divulgação / Agência RBS

Assunto principal da Audiência: Debater o projeto da nova ponte do Centro de Blumenau.
A construção de uma nova ponte que liga a Rua Itajaí á rua Praguay no Centro de Blumenau esteve em pauta no dia 22 de agosto de 2014, ás 19 horas,sexta-feira em pauta junta a população do bairro Garcia e Ponta Aguda na Associação Artex. Dalva e Adalberto Day estiveram na audiência Pública juntamente com moradores do bairro, todos sentindo necessidade de saber o quanto a nova ponte poderá mudar seu trajeto do dia a dia. A localização da travessia sobre o rio Itajaí-Açu é discutida há pelo menos 10 anos e ganhou intensidade desde outubro de 2012, quando o então candidato a prefeito Napoleão Bernardes propôs interromper o projeto, já adiantado, de outra ponte.
Foto: Luciano Bernz / O blumenauense 

Desde que a mudança de local foi anunciada permanece o impasse entre especialistas em planejamento urbano, políticos e futuros usuários da travessia. Na audiência pública, o município defendeu uma ligação direta para os moradores das regiões Norte e Sul, sem passar pela área central da cidade.
Foto: Divulgação / SANTA
Contrários e favoráveis à proposta mais recente da travessia ainda discordam sobre os impactos ao Centro Histórico. A Audiência pública do projeto da nova ponte do Centro reúne mais de 167 pessoas em Blumenau. As 167 pessoas que registraram presença acompanharam a explicação e a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinha (EIV).
Adalberto Day pesquisador e cientista social  com amigos na Audiência Publica
A comunidade teve a oportunidade de fazer perguntas, críticas e sugestões. Para o secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd, a audiência pública cumpriu plenamente a sua função de informar democrática e de forma transparente a população sobre as questões da ponte.  O presidente da mesa dos trabalhos na audiência, Juliano Gonçalves, diretor geral da Seplan, lembrou que a gravação em áudio da íntegra da audiência passa a fazer parte do processo do EIV. A audiência também contou com a assessoria dos advogados da Procuradoria Geral do Município. As discussões levantadas durante a audiência serão levadas para o Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan), que é o órgão responsável por aprovar obras deste gênero.
 Fontes:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails