31/05/2015

* 2015 - I CONFERENCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS

No dia 20 de maio realizou-se a abertura da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS. Após credenciamentos  e o café, houve a abertura oficial com apresentação cultural. A Banda Musical do E.B.M Visconde de Tanay - BL/SC após receber os convidados e palestrantes, convidou os presentes para ouvir o Hino Nacional e posteriormente o Hino de Blumenau. 
Foram proferidas 3 palestras proferidas na parte da manhã: 
1. Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de todas as Idades - palestrante: Josefina Cher - Enfermeira especialista  em gereontologia e conselheira titular do Idoso em SC. 
A palestrante falou sobre a importancia dos idosos particiarem da  I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. É um evento democratico; prevê ampla participação e efetivo compromisso de todos. Os idosos e os participantes devem conferir o que tem sido feito e propor novos avanços para a consolidação das politicas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso país.
O que é ser protagonista: significa ser o ator principal, aquele que se envolve e participa das discussões nos seus grupos.  
O que significa empoderamento: significa ação coletiva pelos individuos enquanto participante de espaços previlegiados de decisões. 
O que significa intergracionalidade: é preparar a sociedade para novos paradigmas de inclusão e integração dos idosos á sociedade brasileira. Oportunidades de convivencia entre gas gerações; valorizando pessoas em todas as fases da vida  e o contato intergeracional é uma via de mão dupla - idosos e jovens. A construção de cidadãos mais concientes de seus direitos e mais capazes de lutar por eles.
O palestrante Carlos Eduardo Ferrari proferiu a 2ª palestra: 
2. Os desafios na implementação da Politica da Pessoa com Deficiência a transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos.
A 3ª palestra cujo tema: Politica e Plano Decenal dos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente foi proferida pelo palestrante. 
O palestrante palestrou sobre crianças e adolescente, mostrando que a criança ao longo do tempo se tornou um problema para a ordem pública. Para os pais ela era considerada como "propriedade dos pais", um objeto.  Depois foram considerados um mini adulto. 
Como reflexão colocou uma frase de Paulo Freira " A teoria sem prática virá "verbalismo" . No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, criadora e modificadora da realidade."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails