15/05/2015

* 2015 - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Assistente social é o profissional graduado em  curso superior de Serviço Social que devidamente habilitado que pode atuar nas expressões da questão social , nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais  (ONGs). A profissão de assistente social pode contribuir muito para mudar os rumos das políticas sociais de um país. Frequentemente o Serviço Social é confundido com assistencialismo, serviço voluntário, caridade , benesse e outros.
História Em 27 de Agosto de 1957, a lei n°. 3.252, regulamentada pelo Decreto Federal nº. 994, de 15 de maio de 1962. 
Em 1993, pela Lei de Regulamentação da Profissão n° 8.662/1993, atualmente em vigência.
O assistente social tem sua profissão regulamentada no Brasil através da Lei 8.662/93. Possui código de ética Profissional e é fiscalizado e protegido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 
Primeiro setor
No PRIMEIRO SETOR  temos as seguintes possibilidades de atuação:

  • Saúde;
  • Assistência social;
  • Previdência;
  • Educação;
  • Habitação;
  • Crianças e adolescentes;
  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Gestão social de políticas públicas;
  • Jurídico-social.

Segundo setor
No SEGUNDO SETOR temos as seguintes possibilidades de atuação:

  • Recursos humanos;
  • Gerenciamento participativo;
  • Planejamento estratégico;
  • Relações interpessoais;
  • Qualidade de vida do trabalhador;
  • Treinamentos organizacionais;
  • Elaboração ou implementação de projetos;
  • Programas de prevenção de riscos sociais.


Terceiro setor
No TERCEIRO SETOR temos as seguintes possibilidades de atuação:

  • Atendimento a pessoas e famílias que estão à margem do processo produtivo ou fora do mercado de trabalho;
  • Defesa e garantia dos direitos dessa população;
  • Trabalho em conjunto com um corpo de voluntários.
ASSISTENTE SOCIAL NO BRASIL  O assistente social tem sua profissão regulamentada no Brasil através da Lei 8.662/93. Possui código de ética Profissional e é fiscalizado e protegido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
Quando o Serviço Social surgiu? As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no Brasil no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a lei 3252. Acompanhando as transformações da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a lei 8662/93. Ainda em 1993, o Serviço Social instituiu um novo Código de Ética, expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos. A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional.
O que faz o/a assistente social? Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais; planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais; presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais; orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos; realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais; atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidade de ensino e Centro de estudos.
Qual a cor do Serviço Social? Verde.
 Quais os símbolos do Serviço Social e o que eles significam?
Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade.
Estrela dos Reis Magos: Lembra num mesmo facho, a suprema caridade do redentar e o elevado ideal dos Reis Magos que, segundo e na renúncia dos próprios bens e comodidade encontrou a LUZ. Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens.
Balança com a Tocha: Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser removido.
Por que se comemora o 15 de maio como o Dia do/a Assistente Social? O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do/a assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.
FONTES:

9 comentários:

Adalberto Day disse...

Dalva
Parabéns ao dia do Assistente sociais, extensivos a todas de nossa Blumenau e Brasil.
Sei de sua dedicação ao curso e horas divididas entre família e estudos. Mas assim sempre é mais gostoso, e você provou com sua enorme sensibilidade que conseguiu com muita galhardia e compromisso ético, sem deixar de dar atenção ao marido e filhos. Você é uma joia que Deus colocou em meu caminho, uma luz, amiga , parceira e acima de tudo uma nobre mulher.
Um bjs minha lindinha.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história de Blumenau

Dalva Day - Assistente Social disse...

Waleska Day disse...
Parabéns mãe Dalva Day! bjs

Dalva Day - Assistente Social disse...

Vanessa Vanytina disse ... Parabéns mãe! Tenho muito orgulho de vc!

Dalva Day - Assistente Social disse...

Katia Regina Furtado comentou Parabéns, tenha cada vez mais sucesso na sua carreira profissional...

Dalva Day - Assistente Social disse...

Jucimara P. da Silva disse ... Parabéns Dalva!!! bjs

Dalva Day - Assistente Social disse...

Nereide Kohler disse ... Parabéns minha amiga . Dalva Day.

Dalva Day - Assistente Social disse...

Marisa Martin comentou ... Parabéns!!!

Dalva Day - Assistente Social disse...

Marilse Furtado disse... Parabéns cunhada Dalva.

Miriam Aguiar disse...

Miriam escreveu: "Aprendemos a voar como os pássaros,a nadar como os peixes,mas não aprendemos a singela arte de viver como irmãos.Parabéns por todas as Assistentes Social !!!! Kelly Cunha, Magali Bernadino Minozzo,, Maria Lenira Fiamoncini Dalva Day,Tania Regina Moraes Moraes,e tantas outra...Parabéns !!! Bjão para todas vcs e Que Deus de mta Sabedoria !!!!"

Related Posts with Thumbnails