11/07/2020

* 2020 - Brincar de BAMBOLÊ com as crianças Acima de 6 anos

BAMBOLÊ
Faixa etária  Acima de 6 anos
Local Sala de casa, no gramado de casa
Estimular Ritmo, Coordenação motora, Equilíbrio, Condicionamento físico
Participantes : Filhos de 03 a adolescentes, pais. 
Material Bambolê
Como brincar - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando é preciso movimentar o quadril como um rebolado. É possível também jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.
Como fazer - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte (Tubo de ferro ou plástico, rígido ou flexível, usado em instalações elétricas para passagem de fios condutores de energia.).Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar, para na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo escutem som.Normalmente são as meninas que apreciam a forma tradicional da brincadeira. O bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos são colocados para rodar. O objetivo é conseguir manter o bambolê girando pelo maior tempo possível em volta da cintura. É preciso um pouco de treino até acertar o compasso. A partir daí, o desafio será girar mais de um bambolê na cintura. Os braços e o pescoço também são apoios comuns nessa brincadeira.  Rebolar bem é o segredo para manter o bambolê na cintura. O exercício promove ritmo e equilíbrio.
Dica: por se tratar de simples aros de plástico, os bambolês se adaptam muito bem a outras brincadeiras. O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos da América em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar). Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.  Esta brincadeira também se chama... Arco, aro

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails