Na Marinha Mercante, o termo maquinista pode referir-se tanto aos Oficiais como aos Subalternos da Seção de Máquinas. O pessoal de ambos os escalões ocupa-se da condução e da manutenção dos sistemas de propulsão e de produção de energia a bordo de uma embarcação. Os Oficiais de Máquinas, normalmente, ocupam-se dos sistemas de propulsão mais potentes e complexos, podendo também ser responsáveis pelo estudo científico da concepção e reformulação daqueles sistemas. Os Maquinistas podem ser especialistas em um ou mais tipos de sistemas de propulsão marítima, incluindo as máquinas a vapor, os motores de combustão interna, as turbinas a gás e outros. Assim, os que antigamente eram chamados Vaporzeiros, hoje podem ser chamados Maquinistas.
Carinhosamente, o termo “Vaporzeiro” foi simplificado para “Vapozeiro” e hoje é usado na Marinha Mercante para definir qualquer marítimo, independente se é da Seção de Máquinas ou de Convés. Compete aos Maquinistas (Oficiais e Condutores) a regulagem, condução e manutenção das máquinas propulsoras a bordo das embarcações. No âmbito das suas funções, preparam as máquinas, inspecionam e verificam o seu funcionamento, conduzem as máquinas durante o percurso, monitorando-as e fazendo variar o seu regime de funcionamento a fim de permitir a manobra, detectam eventuais anomalias mecânicas ou elétricas, reparando-as sempre que possível, coordenam e executam o beneficiamento, limpeza, lubrificação e outras atividades de manutenção do equipamento, além de zelarem pelo estoque e beneficiamento de combustíveis, lubrificantes e outros consumíveis necessários à operação e manutenção das máquinas. No Brasil, os Oficiais de Máquinas são formados pelas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, localizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Rio de Janeiro/RJ) e Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Belém/PA). Os subalternos também podem ter acesso à categoria de Oficial, através do Curso de Acesso a Oficial de Máquinas (ACOM). Os profissionais graduados em áreas afins também podem ser qualificados como oficiais de Máquinas, através do Curso de Adaptação a Oficial de Máquinas (ASOM). A sua carreira desenvolve-se pelas seguintes categorias: Praticante Oficial de Máquinas, 2º Oficial de Máquinas, 1º Oficial de Máquinas e Oficial Superior de Máquinas. A bordo de uma embarcação, conforme a sua categoria e a potência dos sistemas propulsores daquela, um Oficial de Máquinas pode exercer as funções de Chefe de Máquinas, Sub Chefe de Máquinas ou Oficial de Quarto.
Os
Oficiais de Máquinas são auxiliados em suas funções pelos subalternos da Seção
de Máquinas, que são o Condutor de Máquinas (Mecânico), Marinheiro de Máquinas,
Moço de Máquinas e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM). Os Marinheiros
Auxiliares são certificados tanto para auxiliarem na Seção de Máquinas como na
Seção de Convés. Em relação aos Condutores, conforme o grupo profissional,
existem os Condutores de Máquinas (marítimos), Motoristas Fluviais (fluviários)
e Motoristas de Pesca (pescadores).
Fonte: Grupo Portal Marítimo
https://emiliaeiko.wordpress.com/2017/10/14/17-de-outubro-dia-do-maquinista-da-marinha/
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