05/10/2020

* 2020 - Dia Mundial da Paralisia Cerebral


O Dia Mundial da Paralisia Cerebral comemora-se a 6 de outubro. Este dia tem como objetivos informar sobre a paralisia cerebral, chamar a atenção para a situação das pessoas com paralisia cerebral que são esquecidas pela sociedade, e permitir que estas pessoas maximizem as suas potencialidades. Existem 17 milhões de pessoas no mundo com paralisia cerebral e mais de 15 mil pessoas em Portugal.

Esta é a deficiência física mais comum na infância e uma das menos entendidas. A cada 1000 bebês, cerca de 1,5 - 2,5 podem ter paralisia cerebral.

Paralisia cerebral

A paralisia cerebral pode causar entraves ligeiros ou limitações graves no quotidiano, que se espelham ao longo de toda a vida. Muitas pessoas recebem terapias ineficazes, inúmeras famílias não têm acesso a informações básicas e a apoio, assim como muito pouco dinheiro é investido em pesquisa na paralisia cerebral.

A participação e condição da pessoa com Paralisia Cerebral está dependente das oportunidades que o meio envolvente lhe oferece, sendo este um fator fulcral para a qualidade de vida. Pode juntar-se à causa e à comunidade mundial do Dia Mundial da Paralisia Cerebral no site oficial da data, que fornece material para a celebração do dia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails