20/09/2010

* 2010 – 10º ANO DO CLSAGG

No dia 18 de setembro as 09h00min , reuniram-se funcionários, conselheiros e comunidade para as comemorações alusivas ao 2º ano do Ambulatório Geral do Garcia Irmã Martha Elisabetha Kunzmann = AGGIMEK e do 10º Aniversário do Conselho Local de Saúde do Ambulatório Geral do Garcia = CLSAGG. Maria Helena Mabba Funcionária do AGGIMEK esteve à frente dos trabalhos juntamente com a enfermeira Lucimara. Maria Helena agradeceu a presença de todos e anunciou a primeira atração do evento. Convidou o Jornalista e músico o jovem e seu sobrinho Eduardo que tocou uma música do cantor Tim Maia. Os presentes cantaram e aplaudiram o jovem que cantou e tocou violão.

Em seguida o cientista social e pesquisador da história, Adalberto Day fez   um pequeno relato sobre os fatos históricos referente a saúde do bairro, dos conselheiros atuantes e da luta e conquista dos 60% do AGGIMEK e cobrou os 40% restantes da obra conforme projeto.  Adalberto homenageou pessoas ilustres, citando o Sr. Nilton Tobias de Aguiar, um dos enfermeiros mais conhecidos do bairro,  da antiga  Empresa Industrial Garcia, como também dona Veneranda da Rosa, mais conhecida como Vanda, que outrora não mediram esforços para que o ambulatório seja hoje uma referencia tanto nacional como internacional.
O presidente do Conselho Municipal Luiz Rebelatto também foi convidado para se pronunciar sobre o que é um conselho e qual a sua finalidade. Parabenizou todos os que lutaram bravamente para que hoje possam estar em um ambiente que poucos tem a condição de ter nos outros bairros. Mesmo que tem ainda muito a lutar, mas o importante é as conquistas que estão tendo ao longo desses anos da existência do conselho local e da comissão pró- Ambulatório do Garcia.
Maria Helena agradeceu aos palestrantes e Lucimara entregou a cada um uma lembrança como forma de agradecimento por prestarem um depoimento numa data importante para os funcionários e conselheiros locais. Em seguida Maria Helena e a assistente social Dalva fizeram uma dinâmica intitulada “ A vida tem a cor que você pinta “
A assistente social Dalva pediu a senhora Ângela que entregasse a cada um dos presentes um pacote com 5 balas . Cada pacote tinha 5 balas (azuis) 5 (amarelas) e assim por diante formando as 7 cores do arco-íris. Também foi pedido que não abrissem os pacotes antes da dinâmica terminar. Após passar os slides, chegando ao 19 slide onde explicou aos presentes o porque de terem recebido os pacotes com balas coloridas, disse a todos que pegassem o pincel e colorissem suas vidas , pois todos nós temos o nosso arco-íris particular, não importa que ele seja azul, amarelo, rosa, verde, preto...
Em seguida solicitou que todos abrissem os seus pacotinhos e colocasse suas balas todas numa jarra que a Ângela passou a todos. Devemos unir o “nosso arco-íris” com as outras pessoas, o importante é estarmos juntos (conselhos, comunidades, funcionários) para um bem comum que é a SAÚDE e uma melhor qualidade de vida para o nosso bairro Garcia. Todos devem trabalhar e principalmente participarem dos conselhos, pois é o local onde podem expor os problemas do ambulatório e da comunidade para que esses possam estar atendendo elevando a outras esferas do poder público para uma solução em conjunto. Não podemos trabalhar individualmente.

No final da dinâmica foi distribuído à todos um pedacinho do arco-íris, ou seja um pote de balas coloridas, simbolizando todas as pessoas envolvidas no bem estar da SAÚDE do bairro. A assistente social Dalva agradeceu a todos e parabenizou os funcionários pelo 2º aniversário do AGGIMEK e os 10 anos do CLSAGG.  Eduardo interpretou  a música AQUARELA do cantor Toquinho e foi mostrado em slides, facilitando os presentes a visualização da música, com tema alusiva ao arco-íris.

Lucimara convidou a presidente do Conselho Local de Saúde do Ambulatório Geral do Garcia, Lindacir para receber a homenagem que o AGGIMEK, um banner com os seguintes dizeres: “ Nos colaboradores do Conselho Local de Saúde do Ambulatório Geral do Garcia = CLSAGG, fazemos questão de comemorar e valorizar essa importante conquista, momento este marcado pela consolidação da igualdade e justiça. O CLSAGG nos seus dez anos de fundação trabalha para representar esta comunidade e defender seus interesses. Parabéns a todos que construíram esta historia”. Lucimara e a presidente do Conselho local Lindacir chamou os conselheiros que atuaram nos 10 anos de existência do conselho local. A todos agradeceu a luta e foram entregue um certificado com os dizeres“ HOMENAGEM AOS CONSELHEIROS: “ Nestes 10 anos de existência, do conselho Local de Saúde do Ambulatório Geral do Garcia,muito deve aos seus fundadores que em 2000 tornaram realidade este conselho que hoje é realmente um conselho sólido e que conquistou o respeito e admiração de toda nossa comunidade. Por isso o nosso mais profundo reconhecimento e as mais sinceras homenagens a todos conselheiros. “

Lucimara entregou a todos os 63 funcionários do AGGIMEK, desde vigias, serviço gerais, enfermeiras, técnicas em enfermagem, médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, secretárias e outros), cada um deste recebeu uma foto com a inscrição de seu nome e os dizeres “Você é especial” como gratidão destes pelos trabalhos dentro do ambulatório, todos vestem a camisa do AGGIMEK.
Maria Helena Mabba solicitou a sua colega com o mesmo nome dela, para que juntas representassem todos os funcionário e entregaram aos coordenadores do AGGIMEK Lucimara e Luiz uma cesta de flores a cada um. Comentou aos presentes que no mesmo dia as duas tiveram que serem atendidas em emergência e que puderam comprovar a eficiência da equipe, no atendimento e que hoje gostaria de agradecer aos profissionais por elas estarem bem de saúde.O senhor Luiz agradeceu a todos e convidou que fossem ao salão que seria servido um café de confraternização pelas comemorações do evento.
Eduardo finalizou o encontro com a música do conjunto TITÃS: “É preciso saber viver” de Roberto e Erasmo Carlos . Todos os presentes cantaram e acompanharam com palmas a música .
O lanche foi doação da comunidade( panificadora, distribuidoras... e outros), que reconhecem o trabalho destes profissionais que não medem esforços no atendimento diário.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails