25/09/2010

* 2010 - 4ª ENCONTRO DO GRUPO DE FAMÍLIAS VITIMAS DE TRÂNSITO

No dia 23 de setembro aconteceu o 4º encontro do grupo NÚCLEO DE FAMÍLIAS VITIMAS DE TRANSITO na sede da ABLUDEF. As atividades iniciaram-se às 14h e foram coordenadas pela Psicóloga Marivete Gesser e pela Assistente Social Tânia Regina Moraes. Foi proposta a atividade denominada “Fábrica de Loucuras”.
Esta consiste em produzir algo (qualquer objeto) a partir de materiais como sucatas, papel celofane, papel crepom, cartolina, etc. e tem como objetivos:
a) resgatar as memórias e a história de cada participante e reconstruir aspectos da vida deles a partir do processo de construção coletiva de um objeto; 
b) desenvolver os processos psicológicos de imaginação e criação a partir da criação de objetos.

O referencial teórico norteador da atividade foi o da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotski. Os participantes foram divididos em cinco grupos e foram distribuídos a eles diversos materiais. Uma das associadas resolveu fazer a atividade sozinha, embora dialogou com as colegas que estavam ao seu lado. Todos se envolveram bastante na construção coletiva dos objetos.

Entre as produções, destaca-se a criação de um cartaz em que as integrantes do grupo colaram um coração de E.V.A no qual escreveram dentro dele a palavra “ABLUDEF”. Deste saíram diversas setas com palavras e frases que expressavam o significado desta entidade para cada um dos participantes daquele grupo. Na parte superior do cartaz tinha a seguinte frase:
Ao chegar na ABLUDEF encontrei: (pessoas sorridentes, alegres, decididas do que querem, maravilhosas felizes e companheiras; que lutam contra o preconceito; que encontram novas oportunidades de trabalho, amor, carinho e dignidade; somos muito felizes na nossa segunda casa).

Outra atividade interessante foi a produção de um vaso todo florido. As participantes deste grupo, após forrarem um cano com papel crepom, recortaram e colaram no vaso flores de E.V.A. O significado que elas atribuíram ao objeto produzido refere-se a oportunidade de, já que na vida elas passam por tantas dificuldades, fazer algo que expressasse alegrias. Elas relataram que ficaram muito felizes com o objeto produzido e que ele materializa coisas muito boas. Outro grupo produziu um porta-canetas forrado com papel de seda e com um pinheiro de E.V.A colado nele. Segundo uma das integrantes do grupo, o pinheiro simbolizava o acidente de automóvel que deixou seu filho na cadeira de rodas há 33 anos atrás. O modo como ela expressou esse significado evidencia um luto já elaborado no que se refere a perda da mobilidade do filho. Também teve um grupo que produziu um vaso de flores e um quadro no qual ressaltava-se a importância de, embora haja espinhos e pedregulhos em nosso caminho, continuar caminhando e buscar lindas flores. Após apresentá-lo, mostraram um vaso com lindas flores que representa o que devemos buscar em nossas vidas. Elas se sentiram muito orgulhosas de sua produção. Outro grupo produziu uma locomotiva movida a energia solar. Nos trilhos da locomotiva, eles colocaram uma faixa de pedestres simbolizando a prevenção de atropelamentos por trens. Como já destacado anteriormente, teve uma integrante que quis fazer a atividade sozinha. Ela produziu uma caixa na qual, segundo ela, ficam guardadas todas as coisas boas que a pessoa tem na vida. A associada ressaltou que o que há de ruim em nossa vida nós temos que tirar da caixa, ou colocar bem no cantinho e não ficar o tempo todo olhando. Desta forma, poderem viver melhor nossa vida. Após as apresentações das produções elaboradas pelos associados e familiares de vítimas de acidentes de transito, foi realizada uma avaliação do que significou aquela atividade. As palavras que expressam o significado dela para os associados foram:
* amizade,
* companheirismo,
* união,
* solidariedade,
* aprendizagem 
* carinho.
Também foi entregue um cartão com a mensagem “Caminhante não há caminho, pois o caminho se faz ao caminhar” e com a data do próximo encontro. Em seguida, A presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba, apresentou-se para o grupo, deu boas vindas aos participantes e solicitou que os novos associados se apresentassem. Por fim, foi realizado um sorteio e convidado os participantes para tomar um café oferecido pela entidade.


Texto elaborado pela psicologa Drª Marivete Gesser - profissional da ABLUDEF e professora da UNIASSELVI

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails