10/07/2017

* 2017 - Dia do Frescobol

PROJETO DE LEI Nº 3031/2014 
EMENTA:
DECLARA O FRESCOBOL COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado GRAÇA PEREIRA 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Declara o Frescobol como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 10 de junho de 2014.

JUSTIFICATIVA
O presente projeto de Lei pretende transformar a Arena de Frescobol Bolívar em patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de janeiro na década de 40. É jogado por dois jogadores ou mais. O dia do frescobol é comemorado no dia 10 de julho no estado do Rio de Janeiro.
O Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana cidade do Rio de Janeiro, por seu idealizador, Lian Pontes de Carvalho. Na década de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5.
Como as raquetes estragavam com frequência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes. Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois o nome "frescobol" foi criado.
Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados. 
Em abril de 2003 realizou-se o I Congresso de Frescobol, em Vitória-ES, contando com a participação da Federação Baiana de Frescobol – FEBAFRE, da Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro – FEFERJ, da Federação Espirito santense de Frescobol - FESFRE e da extinta Associação Brasileira de Árbitros e Atletas de Frescobol – ABRAAF (do Estado de São Paulo). Neste congresso, foi constituído um novo regulamento para o Frescobol.
A partir de então, as federações buscam a fundação da Confederação Brasileira de Frescobol a fim de registrar este novo esporte no Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico e Para Olímpico Brasileiro . Alguns praticantes amadores e jogadores profissionais que viajam para outros países têm disseminado a prática do esporte por onde passam. Desta forma, o Frescobol tem se difundido por todo o mundo.


http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1115.nsf/f4b46b3cdbba990083256cc900746cf6/8091510aa89d6e3483257cf4006e3226?OpenDocument

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails