21/07/2017

* 2017 - Dia dos Mortos da Marinha

A data de hoje é uma homenagem a todos os heróis brasileiros marinheiros que perderam suas vidas na defesa de sua pátria. A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, ao lado do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sendo responsável pela condução das operações navais em geral. Maior marinha da América Latina, é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras e uma das dez marinhas do mundo a operar um porta-aviões, o NA São Paulo de 27 307 toneladas. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré. 
A missão primordial da Marinha é garantir a defesa da Pátria juntamente com as demais Forças Armadas (artigo 142 da Constituição Federal). Para o cumprimento de sua missão constitucional a Marinha deve preparar e aplicar o Poder Naval. Cabe ainda à Marinha, como missão secundária, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.

Como o Brasil não possui um órgão exclusivo para organizar, fiscalizar e orientar a Marinha Mercante e policiar a costa brasileira e águas interiores, ela também exerce o papel de "Guarda Costeira".
A nossa Marinha de glória
tem o seu nome na História.
Já no período Imperial
foi orgulho nacional.
Na Guerra do Paraguai
para a frente do confronto vai.
Comanda os bravos com muita fé,
o grande Almirante Tamandaré.
Durante a Segunda Guerra,
marinheiros de nossa terra
tombaram no solo estrangeiro.
Permanece em nossa memória,
os mortos de nossa história,
o nosso bravo guerreiro.
Fontes: www.gilsonlirapoesias.com.br e pt.wikipedia.org
http://perosivaldomotta.blogspot.com.br/2014/07/2107-dia-dos-mortos-da-marinha.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails