08/07/2008

* 2008 - II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

No dia 08 de julho de 2008 a partir das 19 horas começou o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estive no evento do primeiro dia. A Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente - SEMASCRI, e o Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, estão na organização do II Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Após o credenciamento das pessoas que participarão do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 8 e 9 de julho, foram convidados a participar do café de boas vindas. Somente as 19h após a formação da mesa de autoridades foi executado o hino nacional pelo associado da ABADA (auditivo) e acompanhado pelas interpretes de libras.

As autoridades que compuseram a mesa foram: Patrícia Morastoni Sasse, secretaria da Assistência Social, Julio César Pereira, secretario do pró idoso , o Vice Presidente da Codepa Marcos Ney, A representante do senhor Walfrido Balistieri da COPLAN, senhora Vera, o Presidente da SETERB senhor Rudolfo e o palestrante Presidente do CONEDE Srº Laércio Ventura.

A senhora Patrícia falou do trabalho que esta sendo realizado sobre BPC - Benefício de Prestação Continuada, nas escolas.

O senhor Júlio falou que temos 10% da população de SC com deficiência, são 24 milhões de PPDs no mundo.

O senhor Rudolfo , presidente da SETERB , colocou que na época do I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tínhamos 8 ônibus adaptados em Blumenau, hoje contamos com 32 ônibus adaptados sendo 09 com piso baixo e 23 com elevadores, perfazendo 23% da frota adaptados. Sendo que até 2014 pretende estar com todos os ônibus adaptados. Sobre o BLUFÁCIL, comentou sobre o sistema novo que esta sendo implantado e estará em funcionamento ainda no mês de julho. Agradeceu em público a parceria que teve com a ong ABLUDEF tanto da presidenta Maria Helena Mabba quanto das profissionais do Serviço Social Dalva Day e Tânia Regina Moraes quer estiveram a frente dos trabalhos e também da Luciane e do Marcos (funcionários da SETERB) que estão trabalhando com o sistema BLUFÁCIL. Colocou que em novembro de 2008 e em maio de 2009, estão em funcionamento mais 02 onibus da BLUFÁCIL, atendimento de porta em porta.

Foi lido o REGIMENTO INTERNO do II FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFÎCIÊNCIA, após feito os destaques, foi realizada as devidas mudanças e aprovação da plenária. Um dos destaques foi apresentado pelo srº Luiz Carlos Cenzi Rebellato, presidente do Conselho Municipal da Saúde. Colocou a necessidade de mudar o art.7º do regimento, devendo a Comissão Organizadora enviar primeiro para o Conselho da Assistencia Social a redação final do Fórum e depois de aprovado enviar a Comissão Organizadora da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foi colocada para os presentes as datas dos próximos Foruns realizado como o Estadual que será nos dias 06 a 08 de agosto de 2008, e o Nacional nos dias 01 a 04 de dezembro de 2008.
As 20h30 o Srº Laércio Ventura Presidente do CONEDE, comerçou a palestra intitulada: "INCLUSÃO PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : UM NOVO JEITO DE AVANÇAR".

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Dalva, tudo bem?

Estava olhando o seu blog, e na reportagem sobre o Fórum, onde você cita o nome do Luiz, o nome correto dele é: Luiz Carlos Cenzi Rebellato.

Esse seu blog é muito interessante, PARABÉNS!


Um forte abraço e um ótimo fim de semana!


Adriana Bollmann

Related Posts with Thumbnails