24/08/2008

* 2008 - Vº ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 22 de agosto, as 10 horas aconteceu o Vº ENCONTRO DA MELHOR IDADE, na ABLUDEF. O encontro foi coordenada pela assistente social Dalva Day e auxiliado pela equipe profissional e voluntários presentes. Após as boas vindas ao grupo, foi servido um cafezinho para formalizar o encontro, iniciando logo a seguir as dinâmicas .

A terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Censi, abriu o encontro com a dinâmica PALITOS DE FÓSFOROS, para que os idosos do grupo pudessem como eles próprios dizem “esquentar os cérebros” para começar as atividades. Para os profissionais é um momento para avaliar o grau de entendimento do grupo, raciocínio, atenção, paciência, e outros.
Percebe-se que os idosos tem seu desenvolvimento afetado, às vezes pela idade avançada, por algum problema de saúde, outros por desatenção.
Logo a seguir foi realizado o almoço do GRUPO DA MELHOR IDADE, onde foi servido uma macarronada com carne moída e saladas. A sobremesa foi servida a tarde, todos os idosos se mostraram satisfeitos, solocitaran um cafezinho. Entre o horário das 12hs até as 13:30 todos os idosos puderam conversar entre si e colocar os assuntos em dia. A senhora Marisa, auxiliada pelas funcionárias da ABLUDEF, senhoras Angela e Dyrce, fizeram o almoço e vários voluntários ajudaram a servir ao grupo. Participaram 50 idosos.

A tarde , no retorno as atividades foi mostrado DVD, com as fotos dos passeio de 2007 e 2008, todos os idosos puderam ver sua performance dos últimos passeios. Foi uma alegria geral, puderam relembrar bons momentos.
A psicóloga Bianca Sabine Uptadel e demais voluntários distribuíram ao grupo material de pintura como lápis, canetas hidrocor, para que pintassem um soldadinho, como homenagem ao dia 25 de agosto, dia do Soldado e ao dia 7 de setembro, dia da Pátria.
Os idosos foram completar suas tarefas, neste momento se percebeu o grande respeito que todos tem pela nossa pátria. Comentavam entre si, o quanto participaram do crescimento do país. Alguns idosos viajavam nas boleias dos caminhões, como trabalhadores braçais. Idosas que perderam seus filhos, que foram soldados na guerra, esposos que foram lutar pela sua pátria e não mais voltaram. Todos tinham suas histórias, tristes ou alegres, que neste momento aflorou junto ao grupo.

Maria Helena, presidenta da ABLUDEF, convocou seu pequeno exercito de idosos a cantarem ”MARCHA SOLDADO”, e confeccionaram seus bonés, verdes, amarelos e azuis. Acreditamos que na infância, muitos não tinham tempo para brincar de soldadinho. Pois como foi relatado por eles, alguns tinham que trabalhar na lavoura para ajudar a família. Desde pequenos já tinha suas tarefas de adultos, mas não escondiam suas alegrias de poderem mostrar que mesmo aos 70, 80 anos, tinham fôlegos para entoar em bom tom a música “MARCHA SOLDADO”. Logo em seguida cantaram com muita emoção o “HINO NACIONAL”.

Pedimos aos príncipes do GRUPO DA MELHOR IDADE, para que escolhessem a melhor pintura dos soldados. O idoso senhor Jeremias de 83 anos foi o escolhido e como brinde ganhou um urso de pelúcia. Comentou que adorou o presente e que entregará a sua amada . Em seguida a Madrinha do GRUPO DA MELHOR IDADE 2007/2008, a assistente social Tânia Regina Moraes realizou o tão esperado sorteio junto ao grupo, onde a equipe busca durante o mês lembranças para sortear e contemplar a todos.

A cada 4 meses são homenageados os aniversariantes do Grupo da Melhor Idade. Neste encontro foram homenageados os idosos aniversariantes dos meses de maio – junho – julho e agosto. Onze idosos foram homenageados , todos receberam um cartão e uma lembrancinha.
A senhora Maristela Tomazi Testoni doou o bolo de aniversário para o GRUPO DA MELHOR IDADE. Pessoas da comunidade percebem o carinho com que a entidade faz esse trabalho, oferecem de alguma maneira para também participar desse momento. Agradecemos esses voluntários anônimos, que nos socorrem quando pedimos , sem pedir nada em troca, apenas doam com o coração. Gesto que fazem com que possam estar fazendo sua parte na sociedade, e de alguma maneira estar agradecendo esses idosos que construíram nossa cidade.
Eu Dalva Day coordenadora do grupo, fui agraciada com homenagem pelo meu aniversário no mês de agosto. Recebi um cartão com assinaturas dos idosos e amigos da ABLUDEF. A idosa Maria Joaquina leu um salmo para me homenagear. Os profissionais e voluntários que participaram foram: Angela , Allan, Aline, Bianca, Dalva, Dyrce, Delmar, Dé, Mariana, Maria Helena, Marisa, Luiz, Tânia.
No dia 21 de agosto o mesmo tema foi abordado para as crianças de Zero a Seis anos, foi convidado o soldado Carneiro para palestrar sobre o dia do soldado para as crianças com deficiências, associadas da ABLUDEF. Todos estavam eufóricos, poucos conheciam um soldado. Temos muitas crianças que estão em cadeira com rodas, que dependem dos pais para se locomoverem, e tinham o mesmo sonho de toda criança em ser soldado por um dia. Independente de serem crianças com deficiências são acima de tudo “apenas crianças”, serão com certeza futuras pessoas que estarão mostrando que a inclusão de todos é dando a chance que elas pedem e clamam, de poderem estar brilhando num mundo tão desigual.

3 comentários:

Lui - 1º Ano do Blog disse...

Mãe querida,
Parabéns pelo 1º ano do Blog, que você comemora hoje, dia 25 de agosto!! Um beijo em seu coração, com carinho Lui

TALITA disse...

Bom dia,

Estive visitando Teu blog e fiquei bastante interessada;
Sou fisioterapeuta, pós-graduada em gerontologia e gostaria de estar participando de forma mais ativa das atividades relacionadas ao idoso, poderias me ajudar?

Certa da atenção, agradeço desde já

Att

--
Talita

shilon gama disse...

Olá Dalva Day,
Sou diretora do Grupo de Dança e Animação Creusa Pires da melhor idade em João Pessoa, e com temos atividades de danças e teatro, gostaria de mostrar nosso trabalho para as outras pessoas de outros estados, pois temos três peças de teatro prontas e não seio a quem recorrer me ajude me uma luz.
Abraços e ficarei aguardando respostas.shilongama@bol.com.br

Related Posts with Thumbnails