Cartão de natal da ABLUDEF - 2008
No dia 08 de dezembro a ABLUDEF recebeu doação da Igreja Presbiteriana pelas mãos do pastor Léo. Estive junto com a presidenta Maria Helena Mabba, na igreja onde recebemos doações de alimentos e roupas. A igreja já estava com armazenamento máximo, fazendo com que disponibilizasse a mercadorias para algumas ongs, igrejas, abrigos. A ABLUDEF através das assistentes sociais Dalva e Tânia fizeram levantamento para que tivessem um parecer de quantas pessoas estavam necessitando de alimentos e roupas ( aquelas que foi possível conectar via telefone, pois a maioria não confere o número ou esta desligados). A ABLUDEF devido aos últimos acontecimentos em Blumenau não tem condições de levar as doações nas casas de cada associados, tivemos que pedir a colaboração dos familiares para que viessem a sede retirar mediante nome do associado cadastrado na entidade.
Chegando as mercadorias na ABLUDEF, todos os profissionais e alguns associados que tinham acesso a entidade , realizaram multirão para separar as roupas e alimentos, e já sendo enviados ou mesmo chamando associados que tinham condições de vir a sede para receber sua cesta básica e escolhendo roupas.
A ABLUDEF através da sua oficina de fraldas geriatrica fez fraldas para os associados que necessitam delas. Todos os associados que estão na demanda de recebimento de fraldas na entidade, são através de visitas domiciliares agendados pelas assistentes sociais e cadastrados conforme suas necessitadades.
Como estava previsto para o mês de dezembro vários encontros dos grupos com encerramentos, tiveram que serem cancelados. A ABLUDEF não foi atingida pelas enchente ou pela enxurrada em sua sede. Mas o quiosqui instalado no terminal urbano da FONTE teve perda total, fazendo com que esse local que dava suporte para as ações da instituição ficasse uma semana parado e gerando uma grande divida. Outro ponto de apoio da ABLUDEF a prefeitura de Blumenau, também não pode restabelecer o repasse das verbas ocasionando uma dificuldade financeira à instituição. Os funcionários honraram seus trabalhos até o final do mês, mesmo não recebendo seu salário.
No dia 18 de dezembro foram encerrados os atendimentos da ABLUDEF, em consenso com a presidenta Maria Helena Mabba, os funcionários encerraram com as entregas de fraldas geriátricas, alimentos, brinquedos, panetone e sucos de uva, para os associados que puderam chegar até a instituição.
O encontro iniciou-se as 14horas com a senhora Beth da pastoral da saúde do bairro Garcia, apresentando um monológo sobre o nascimento de Cristo. Interagindo com o público presente.
Foi dividido em 4 setores de atendimentos. No setor 1, a presidenta Maria Helena, distribuiu brinquedos as crianças com deficiências associadas.Foram entregue 33 brinquedos.
No setor 2, ficaram Maria Lenira Fiamoncini Assistente social e Mariana Nicoletti Censi terapeuta ocupacional, na entrega de kits com panetone e sucos para os associados que participam de grupos assistidos pelo serviço social da entidade como grupo de integração, grupo reabilitando para a vida, grupo da melhor idade, grupo de mulheres, aula de alfabetização CEJA, hrupo de informatica, fisioterapia,grupo de artesanato arco iris, grupo de oficina OAPI e outros.
No setor 3 a assistente social Tânia Regina Moraes, coordenadora da oficina de fraldas geriátrica entregou as fraldas para os associados que estão na listagem de recebimentos. Também esteve auxiliando Alairton Cristovão associado e representante da diretoria da ABLUDEF.
No setor 4, esteve coordenando as senhoras Angela e Dyrce que trabalham nos serviços gerais da ABLUDEF e a senhora Terezinha Pereira Georg que também faz parte da equipe da oficina de fraldas e do grupo da Melhor Idade. Dona Terezinha tem 62 anos e deu uma grande lição, pois em lugar de ficar dentro de casa veio até a Vila Germânica e trabalhou como voluntaria até ser chamada pela ABLUDEF para auxiliar a sede. Dona Dolores também associada e voluntaria, apesar de estar no abrigo, pois a sua casa esta em área de risco. Todos os setores foram auxiliados pela assistente social Dalva Day.
Todos os associados que puderam vir à sede tiveram livres acessos as doações, seguindo alguns critérios. Primeiro foi dado prioridade aos associados atingidos pela catástrofe e todos assinaram o documento de toda doação que receberam, além de fotografados.
A ABLUDEF ofereceu aos associados que foram buscar doações, um lanche com bolachas e refrigerantes. Em outras oportunidades os associados sempre são recebidos com lanches mais reforçados. Todos que vieram entenderam que a instituição não estava recebendo verbas e não poderia estar fazendo festas de final de ano. Convidamos todos a participarem ativamente da entidade no ano de 2009. E desejamos a todos um ótimo NATAL de muita união e mais familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário