07/03/2009

* 2009 - DOAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS

No dia 5 de março, nas dependencias do ginásio de esporte da APAE localizada no bairro Vila Nova, entidades de Blumenau receberam doações de 67 cadeiras de rodas. A ABLUDEF recebeu 31 cadeiras de rodas, todas previamente selecionadas e destinadas a 31 associados adulto e idosos.
Associação Blumenauense de Deficientes Físicos ( ABLUDEF) = 31 cadeiras de rodas
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) = 06 cadeiras de rodas
Casa São Simeão = 18 cadeiras de rodas
Hospital Santo Antônio (HSA) = 12 cadeiras de rodas
A escolha da ABLUDEF deu-se graças ao empenho da assistente social Dalva Day que ao tomar conhecimento da campanha Ajuda Humanitária tratou de apresentar a listagem das pessoas que necessitavam das cadeiras de rodas, junto a Gerente de apoio ao Gabinete, a senhora Patrícia M. Sasse . A procura de cadeiras de rodas, cadeira de banho, muletas axilares, muletas canadenses e outros é muito grande na instituição. Sendo que a assistente social Dalva Day está a frente desta demanda, como comentou em entrevista “hoje devido os acontecimentos de final de novembro de 2008 em Blumenau, a comunidade procurou muito a entidade para o empréstimos de cadeiras de rodas e outros. As pessoas que estavam atendendo as famílias desabrigadas, colocavam-se em risco devido aos desmoronamentos e muitos não tinham percepção dos perigos que estavam enfrentando e se machucavam, tivemos muitas pessoas com fratura de pernas, quadril, bacia, tornozelos, necessitando dos equipamentos que a entidades tem como empréstimos.”
A Presidenta Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day agradeceu em nome dos 31 associados pela aquisição dessas cadeiras de rodas,poucos dos associados tem condições de adquirir as cadeiras, onerando muito a entidade. Após as avaliações a assistente social encaminha a essas pessoas com deficiência, dando a eles a oportunidade de continuar sua caminhada.
A Assistente social Dalva Day , relatou que a ABLUDEF atende uma média de 10 a 15 pessoas por mês que necessitam de orteses/proteses , como pernas mecânicas, cadeiras de rodas, colchão d´água, muletas, andadores e cadeira para banho, e nem sempre a entidade tem como atender essa grande demanda, ressaltou que necessitam da colaboração da comunidade, pois emprestam sem cobrar taxas e a única coisa que pedem que quando não necessitarem mais, devolvam pois sempre tem alguém que precisam desses equipamentos. Quando emprestados devem assinar um termo de responsabilidade e a cada 3 meses pedem que liguem para saber se ainda necessitam , se não que devolvam para encaminhar para outra pessoa que necessita.
A SEMASCRI - Secretaria de Assistência Social, Criança e Adolescente, mediou a parceria entre as 4 entidades beneficiadas e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú e Barra Velha também serão beneficiados. Ao todo serão 133 cadeiras de rodas entregues em Santa Catarina.
No final de 2008, tinha sido previsto a solenidade para a entrega de cadeiras de rodas, doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, porém em virtude dos acontecimentos,o município de Blumenau foi decretado estado de Calamidade Pública.

A ABLUDEF (Associação Blumenauense de Deficientes Físicos) agradeceu as Cadeiras de rodas com pneu inflável, pois com certeza, as pessoas com deficiências físicas estão junto na luta de reconstrução de nossa bela Blumenau e necessitam dessas cadeiras de rodas, elas dão continuidade de suas pernas para que possam estar caminhando sobre rodas pelos trilhos que outrora passavam asfalto e hoje tristemente terão que trilhar lugares com lama e buracos.

Após a grande conquista dos ônibus adaptados para a cidade, os deficientes físicos estão tendo acesso no seu direito de IR e VIR, e seu meio de transporte que são as cadeiras de rodas, não são compatíveis para uso nas ruas de Blumenau. Essas cadeiras com pneu inflável darão maior condição de enfrentar esse árduo caminho.

A Gerente de apoio ao Gabinete da prefeitura de Blumenau, a assistente social senhora Patrícia M. Sasse, pediu relatos de associados que dependem de cadeira de rodas, para ilustrar a mudança de qualidade de vida , pelo gesto de solidariedade que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou na cidade de Blumenau.

“ O associado nº01 mora em área de difícil acesso, mora em morro, numa localidade que atualmente se encontra assinalada como área de risco. O bairro Progresso foi uma das áreas mais atingidas de Blumenau com desmoronamentos. Está se recuperando de um acidente de carro que sofreu neste ano, apesar de ser cadeirante a mais de 10 anos. Esta fazendo curso de informática na ABLUDEF. "

“ O associado nº 02. tem dificuldade de sair de sua casa, tem escadaria e só vê o mundo através da janela. Esta fazendo curso de informática em casa. Sonha em ter sua cadeira de rodas para poder transitar pelas ruas de Blumenau e conhecer os locais que vê apenas pela tela do computador.”

“ A associada nº 03. até o ano de 2007 podia vir a ABLUDEF auxiliada pelas muletas, mas sua diabete agravou-se e após amputação das pernas , hoje precisa se locomover com cadeiras de rodas. Participa das aulas de informática, grupo de artesanato. Devido seu porte (italiana) a cadeira de rodas que utiliza não é aconselhável para sair de casa, necessita de cadeira mais reforçada.”

“ A associada nº 4 tem 73 anos, ambas as pernas amputadas. Participa do Grupo da Melhor Idade da Abludef, faz fisioterapia. Necessita da cadeira de rodas para se locomover, pois pela idade não tem musculatura para adquirir pernas mecânicas.”

“ A associada nº5 tem a necessidade de locomoção diária, para a fisioterapia, acessa a aula do CEJA (ALFABETIZAÇÃO), participa do Grupo de Artesanato Arco Íris da ABLUDEF. Participa como voluntária administrando aulas de pinturas em tecidos para grupo de meninas e rapazes de 7 a 12 anos. Crianças que hoje tem aonde ficar durante 3 horas por semana aprendendo a pinturas e outros artesanatos. Recentemente convidada para administrar aula para grupo de idosos na comunidade.”

“ O associado nº 6 tem 44 anos, participa da informática, grupo de artesanato. É voluntário do Grupo onde repassa o que aprendeu em trabalhos artesanais de jornais. Necessita da cadeira de roda, pois se ficar o dia inteiro em casa, sente depressão. Comentou que sua qualidade de vida com certeza aumentará. Disse que sua cadeira de rodas é simples e estraga com facilidade. Hoje vive numa casa com acessibilidade, mas sua rua ainda não oferece acesso, teve desmoronamento na rua.”

O vice - prefeito em seu discurso de agradecimento enfatizou que necessita de todos os blumenauense , para a reconstrução de Blumenau. E com certeza as pessoas que hoje receberam as cadeiras de rodas estão nesse time de reconstrução da bela cidade de Santa Catarina.

PROGRAMA MUNDIAL

O pastor Ivan Marcel Borgonha presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , falou sobre o projeto Ajuda Humanitária, desenvolvido pela Igreja , atinge mais de 65 países e entre 2004 e 2006 e já entregou cerca de 140 mil cadeiras de rodas. No Brasil, até o fim do ano, a liderança da igreja planeja promover mais duas mil doações. No Vale do Itajaí foram doadas 170 cadeiras, destas 140 para a região de Itajaí.
O secretário da Assistencia Social de Blumenau, senhor Mario Hildebrand, agradeceu as doações e aproveitou para agradecer pessoalmente ao pastor Ivan Marcel Borgonha, pelo gesto de solidariedade da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Ùltimos Dias com o povo de Blumenau durante as tragédias de novembro de 2008, pelas 2 mil cestas básicas recebidas para doação a comunidade atingida e pelos 350 voluntários que vieram de todo o país para ajudar as vitimas das enchentes e enxurradas .

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails