No dia 27 de agosto de 2009, na sede da ABLUDEF, reuniram-se a presidente da entidade Maria Helena Mabba, a psicóloga Marivete Geisser e a assistente social Dalva Day, para recepcionar e apresentar a entidade para os alunos do 6º semestre de fisioterapia da FURB. São alunos que terão as aulas práticas junto aos associados da ABLUDEF sob orientação da professora Monica Ceccato. Foi agendado para o 2º semestre nas aulas práticas da disciplina de Orteses e Proteses da Furb a realização dos atendimentos na ABLUDEF todas as quintas feiras , das 13:30 hs às 15:10 hs, Nos dois primeiro meses será desenvolvido o conteúdo sobre amputação e protetização. Nos 2 meses subseqüentes será desenvolvido o conteúdo sobre órteses. Oportunizando esse aprendizado com a ativação do Conselho Municipal de Orteses e Próteses a partir de setembro e as assistentes sociais da ABLUDEF Dalva Day e Tânia Regina Moraes farão parte do Conselho, como representantes da ONG. Será realizado um atendimento em parcerias com as profissionais da entidade (assistentes sociais e psicóloga), fisioterapeuta (FURB) e alunos do 6º semestre de fisioterapia, com o principal objetivo, dar melhor qualidade de vida aos associados da ABLUDEF.
A professora Monica vai atender associados da entidade com históricos de necessidades e patologias diferentes entre si. Ex: mielomeningocele (com ou sem ortese), lesão medular (cadeirante), poliomielite (com ortese de MMII), síndromes neurológicas (com ou sem tala - talas extensoras ou carinhos), artrite reumatóide ( com ou sem ortese), um paciente que faça uso de muletas e que precise de treinamento.
As aulas práticas têm como objetivo contribuir com a melhora das necessidades do paciente com orientação e tratamento fisioterapêuticos e com o aprendizado acadêmico dos alunos. Serão atendidos seis pacientes a cada 2 meses para próteses e seis para orteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário