Essa comemoração foi instituída em 11 de maio de
1934 por Getúlio Vargas, e a opção pelo
dia 13 se deu por conta da inauguração da primeira rodovia no país totalmente
pavimentada com placas de cimento, que aconteceu exatamente no dia 13 de maio
de 1926. Essa rodovia fazia a ligação entre a então capital do país, Rio de
Janeiro, à cidade de Petrópolis. Naquela época, vale lembrar, ainda não existia
uma indústria automobilística no Brasil, e os veículos que por aqui circulavam
eram importados prontos ou apenas montados em nosso país.
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O trator Fordson em frente a Agência Ford (Automóveis - accessorios e combustíveis) da cidade de São José do Rio Preto -SP no começo da década de 20. |
A primeira linha de montagem brasileira só foi inaugurada em 1919, em São
Paulo, pela norte-americana Ford, quando passou a produzir aqui o famoso modelo
“T”.
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modelo “T” |
Mais tarde o governo brasileiro deu incentivo para a fabricação de
veículos utilitários, como caminhões, ônibus e caminhonetes, mas o investimento
para produção de carros de passeio só aconteceu durante o governo Juscelino
Kubitschek, na segunda metade dos anos 50. E você sabe qual foi o primeiro
carro de passeio construído aqui? Pois aqui temos uma polêmica.
Oficialmente, o
primeiro carro nacional é a perua Vemaguete, produzida pela DKW-Vemag, a partir
de 15 de novembro de 1956.
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1º automóvel fabricado em série no Brasil, o Romi-Isetta foi a versão nacional do Isetta, pequeno carro italiano |
No entanto, desde 5 de setembro do mesmo ano, já era
produzido aqui o modelo Romi-Izetta. Mas como este carrinho possuía apenas uma
porta - posicionada na frente do carro e que se abria levando a coluna de
direção junto – ocorreu um conflito com a legislação brasileira da época, que
dizia que um carro de passeio deveria possuir pelo menos duas portas. Assim,
não era considerada um veículo de passeio, inclusive para receber os benefícios
de desconto nos impostos , o que prejudicou sua produção na época.
Mas deixando
a polêmica de lado, falemos dos dois carros:
a Vemaguete era uma perua com capacidade para 5 pessoas, produzida em
conjunto pela alemã DKW e pela brasileira Vemag. No seu lançamento, era
equipada com um motor 2 tempos de 3 cilindros e 900 centímetros cúbicos, que gerava 38 cavalos. Já a Romi-Izetta era produzida pela Romi
(empresa nacional que fazia máquinas agrícolas),sob licença da BMW (que havia
comprado a marca da falida italiana Iso).
O carrinho foi lançado com motor de
motocicleta de 250 cilindradas, 2 cilindros e 13 cavalos, e levava só duas
pessoas em seu único banco. A Vemaguete foi fabricada até 1967, enquanto que a
Romi-Izetta teve vida curta e desapareceu em 1961.
FONTE:
http://www.automaistv.com.br/noticias/detalhe/noticia/13+de+maio%3A++dia+do+autom%C3%B3vel+brasileiro
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