24/10/2018

* 2018 - AMPE - Outubro Rosa


Outubro tem sido, há tempos, o mês em que se intensificam as campanhas de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. É criado o Outubro-Rosa – um movimento que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama.  “Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), realizada em Nova York. No encontro de 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome Outubro Rosa e os enfeites em locais públicos com os laços, ou outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença e até mesmo partidas de boliche. Não existe uma informação oficial de quando começou a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc.

Mas a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A iniciativa  foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa e que tiveram o apoio de uma empresa européia de cosméticos.” Fonte:http://blogdamaricalegari.com.br/2017/10/01/15-importantes-fatos-historicos-do-mes-de-outubro/

Foi adotada a cor rosa para a publicidade das campanhas porque esta é a cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer. A iniciativa ao redor do Planeta começou nos anos noventa do século passado, nos Estados Unidos. No Brasil a conscientização sobre o câncer de mama é mais recente; todavia Blumenau pode orgulhar-se de, muito antes, sediar uma entidade pioneira dedicada a essa missão: a RFCC - Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Com o apoio dos seus Núcleos Setoriais e patrocínio de empresas associadas, a Ampe Blumenau no dia 24 de outubro promoveu uma tarde e noite dedicadas ao Outubro Rosa: AMPE Blumenau. Das 15 às 20h foram realizadas várias palestras e ações paralelas voltadas ao público feminino.
A nutricionista Joseane Lermen falou sobre "Alimentação e Fatores Nutricionais Associados ao Câncer de Mama".
Luciana Testoni, focou o tema "Empoderamento Feminino".  As Psicóloga Jéssica Schmitt e  Aline Merisio falaram sobre "Autoestima e Autocuidado. 
Genice Berwanger, da Casa de Pedras Saint Germain, mostrou os "Benefícios dos Cristais". 
Coube à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau - SC discorrer sobre "Estilo de Vida e Prevenção do Câncer". 
Dra. Camila Benini palestrou sobre "Saúde Bucal; e a coaching Neide Izabel Minati abordou "Inteligência Emocional" .
Viva Fitness palestrou sobre"Atividade Física e Câncer de Mama".
Durante o evento houve o sorteio de brindes e as participantes puderam degustar um gostoso Coffee. 
Às 19h30min aconteceu uma apresentação do Coral Cantando Pela Vida, integrante do Núcleo Cultural da Ampe. E às 20h a Mesa Redonda "Como você pode ser saudável e feliz" encerrou o evento.  Fontes:  https://www.facebook.com/pg/AmpeBlumenau/posts/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails