16/10/2018

* 2018 - Dia Mundial da Coluna

O Dia Mundial da Coluna celebra-se a 16 de outubro. Neste dia realizam-se atividades com o objetivo de prevenir lesões na coluna vertebral. O tema do Dia Mundial da Coluna 2016 é "Endireita-te e mexe-te" para enaltecer a importância de melhorar a postura para a saúde da coluna e para a prevenção de lesões. Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral. As doenças da coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho. Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente. 

Dores nas costas
Além de limitar bastante os movimentos, a dor nas costas pode ser uma dor incapacitante. 
Hábitos de vida como o sedentarismo, a obesidade, a falta de exercício físico têm bastante influência no agravamento das dores nas costas.

O que fazer para atenuar as dores costas?
Ter uma postura corporal correta ao longo do dia, seja a dormir, a comer, a andar, no computador, a subir escadas, etc.
Praticar exercício físico regularmente.
Receber massagens.
Dobrar pernas ao levantar pesos do chão.
Espreguiçar a coluna.
Doenças da coluna
Algumas das principais doenças da coluna são a escoliose, a hérnia discal, a doença discal degenerativa, a espondilartrose entre outras.

As lesões da coluna devido a traumatismo são comuns, principalmente as que resultam de de acidentes de trânsito e quedas de altura. A coluna pode também ser afetada por tumores benignos ou malignos, necessitando de intervenção cirúrgica.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-coluna/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails