13/11/2018

* 2018 - Dia do Mau Humor


Dia (13/11) se “comemora” o dia do mau humor, mas esta celebração é daquelas que devemos aproveitar para fazer o contrário. O mau humor é um problema que não apenas deixa ambientes mais desagradáveis, mas que também pode prejudicar até mesmo a saúde das pessoas. Na jornada de trabalho o mau humor é um problema que ocorre frequentemente e este fato pode prejudicar não apenas o mal humorado em si, mas os seus colegas. Com isso, áreas inteiras sofrem com queda de desempenho e falta de boa vontade, por isso, a gestão do humor é um assunto cada vez mais importante para empresas e profissionais que buscam maior efetividade em suas funções. Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), constatou-se que o mau humor dos colegas de trabalho é o motivo mais comum entre as causas de estresse no trabalho. A coordenadora da pesquisa, a psicoterapeuta Myriam Durante afirma que os dados da pesquisa indicam que as empresas possuem um ambiente nocivo à saúde de seus colaboradores. E que a maioria destes problemas se resolveria com BOM HUMOR.
Bom humor é sempre o melhor remédio!
Com mais de 30 anos de experiência em gestão do humor no mundo corporativo, Marcelo Pinto salienta em todas as suas palestras e livros a importância de usar o bom humor em atividades gerenciais, operacionais e administrativas. Além disso, segundo Marcelo, todo colaborador é responsável pelo clima de seu ambiente de trabalho, um sorriso puxa o outro e com práticas simples é possível trabalhar com mais harmonia e disposição. Vale lembrar que Marcelo Pinto é autor do livro Método Smile que já foi indicado aqui. O método SMILE (Sorria, Mude de atitude, Identifique oportunidades, Lidere positivamente, Envolva e execute), mostra como é possível facilitar a gestão do humor no ambiente corporativo de forma simples e objetiva, de maneira com que todos colaboradores contribuam para a manutenção de um clima agradável e favorável à criatividade e ao aumento da produtividade. Além dos claros efeitos psicológicos, o bom humor em geral age de forma anestésica e seus benefícios são comprovados para profissionais e organizações. Quando se entende que a vida profissional é uma rede de relacionamentos, enxerga-se de melhor maneira a importância do bom humor, afinal quem gosta de se relacionar com pessoas mal humoradas?
10 dicas para acabar com o mau humor
Para quem desconfia de ter algo mais grave do que o simples mau humor, que todos nós temos de vez em quando e é perfeitamente normal, é indicado procurar um profissional capaz de avaliar a situação e, assim, tomar a melhor providência. Agora, se você tem mau humor quando acorda, quando está muito cansado, com fome ou em qualquer outro momento do dia, mas não tem esse problema com recorrência, vão aí algumas dicas que podem ajudar a reduzir e melhorar o astral:
1. Busque o autoconhecimento
A primeira coisa é entender mais sobre você e seu corpo. Fazendo isso, você vai compreender melhor a si mesmo, favorecendo sua qualidade de vida e suas relações afetivas. Isso ocasionará efeito diretos no humor.
2. Reserve um tempo para se exercitar
Depois da atividade física, há liberação de endorfina pelo cérebro, além de outras substâncias que estimulam o humor positivamente, dando sensação de prazer e de bem-estar. Exercícios podem ajudar a deixar o humor muito melhor. Correr melhora humor e ameniza a tristeza e depressão
Meditação alivia a ansiedade e a depressão
3. Procure dormir bem
Descansar é essencial e ajuda a regular a vida fisiológica e mental. Quem dorme mal ou tem uma qualidade de sono ruim tem bem mais chances de acordar de mau humor porque não teve tempo suficiente para descansar e repor as energias.
4. Aprenda a dizer não
Priorize o que é essencial e filtre o que não é essencial para a vida e para o seu dia a dia. Assim, você terá mais alegria e saberá que está se dedicando a prioridades reais e não a questões irrelevantes.
5. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. A frase é clichê, mas faz tanto sentido para reduzir o mau humor. Isso porque os sentimentos que reinam quando adiamos determinadas atividades é de incapacidade e frustração. O ideal é ser organizado para fazer tudo com antecedência. É sempre bom ter método e planejar o cotidiano. Tudo isso permite que as ações sejam realizadas sem estresse — e bom humor.
6. Pense positivo
Quando sentir que a irritação está a caminho, procure relaxar a mente e o corpo, sem se deixar levar pela agitação. Respire e expire calmamente e afaste os pensamentos negativos.
7. Não tente controlar tudo
É humanamente impossível ter controle sobre todas as coisas. O mau humor também está ligado a personalidades centralizadoras, pessoas que querem comandar o entorno e se sentem incapazes por não dar conta. Aceite que nem sempre é possível fazer isso e o humor tende a melhorar com o tempo.
8. Não leve trabalho para casa
A vida precisa ser dividida em três momentos: tempo para o trabalho, para você mesmo e para sua diversão e troca com amigos. Não subtraia nenhum dos três, pois isso também afeta o humor.
9. Adote uma alimentação saudável
Comer bem e optar por alimentos mais leves e saudáveis é um dos itens mais básicos para se viver bem, estar feliz com o próprio corpo e sem problemas de saúde. Alguns alimentos influenciam diretamente no humor, como alface, banana, laranja, uva, mel, ovos, coco, espinafre e jabuticaba.
10. Busque ajuda
Se perceber que não consegue ter domínio sobre o próprio humor, procure trabalhos terapêuticos ou aconselhamento psicológico. Outra opção é encontrar hobbies que te tragam prazer. Pode ser qualquer coisa, desde ir ao cinema, ouvir música ou levar um livro para ler num parque. Cada um sabe o que faz bem para si mesmo.
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/noticias/dia-mundial-do-mau-humor/
https://www.ativosaude.com/bem-estar/quando-mau-humor-e-doenca/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails