13/12/2020

* 2020 - Dia internacional do Violino

 

Próximo Dia do Violino 13 de Dezembro de 2020 (Domingo)  Comemorada 12 dias antes do Natal, a data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante.  O violino é um instrumento de grande alcance muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo. Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.

História do violino

Acredita-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo. Os violinos com as características atuais surgiram na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.  Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada um com as suas características, a discussão entre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual. Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores astronómicos. No museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se “O Messias”, o violino mais valioso e famoso do mundo, feito por Stradivari em 1716, mas com aspeto de ter acabado de ser feito. Arnold Rosé é considerado por muitos como o melhor violinista do mundo.

Comemoração do dia

Para comemorar este dia pode:

ouvir música com violinos em casa ou no trabalho;

ver um concerto com violinos, ao vivo ou em casa;

tocar um pouco de violino;

ter aulas de violino;

oferecer um violino;

aprender mais sobre este instrumento;

partilhar a data nas redes sociais.

Dia Internacional do Violino

A 17 de junho também se celebra o Dia Internacional do Violino, para comemorar o aniversário de Igor Stravinsky, um dos músicos e compositores mais importantes do século XX. https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-violino/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails