23/03/2021

* 2021 - TEMPERO MASALA ou GARAM MASALA

 

·    Quem cozinha, vez ou outra se depara com termos culinários desconhecidos e que muitas vezes gera curiosidade. Certamente, o tempero masala é um deles! Mas, afinal, você sabe do que se trata e como pode aproveitá-lo no seu dia a dia? O post de hoje tem o objetivo de desvendar o significado do termo, as características desse tempero e seus benefícios. Confira a seguir!

“Garam” significa quente e “Masala” é uma mistura de especiarias. Em suma, ele nada mais é que um mix de iguarias moídas, bastante comum na Índia, e também em outros países asiáticos. Garam masala é outra combinação de temperos muito utilizada pelos indianos. ... O garam masala tem sabor forte e é composto por cravo da índia, cominho, louro, pimenta preta, coentro e noz-moscada. E, assim como o curry, ele também é possível adicionar a ele outros temperos como canela, anis estrelado e erva-doce.

Masala ou massala (em hindi: गरम मसाला, transl. Garam masala) é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever uma mistura de temperos (ervas, especiarias e aromatizantes), acrescentada em preparações de pratos.

O que é o tempero masala

Também conhecido como Garam Masala, esse tempero consiste em um mix de especiarias moídas, bastante usado na culinária indiana e em alguns países do sul da Ásia. Não existe uma receita única para prepará-lo. Os ingredientes costumam variar de uma região para outra, assim como de cozinheiro para cozinheiro.

Os ingredientes mais usados para preparar o tempero masala

Várias são as especiarias que compõem esse mix. Geralmente, os ingredientes são usados secos, torrados e moídos. No entanto, existem algumas versões nos quais eles são utilizados inteiros, a fim de aromatizar os pratos. Entre as especiarias mais usadas no tempero masala estão: cravo, canela, grãos de pimenta branca e/ou preta, cominho, louro, sementes de coentro, anis, gengibre, cominho e cardamomo. Em alguns locais, acrescenta-se cebola, alho, vinagre e água.

Conheça os benefícios do tempero masala

Os indianos acreditam que um dos segredos para se comer pouco é misturar sabores, como: doce, amargo, ácido e picante em uma única refeição. Segundo a Medicina Ayurveda, ao combinar os paladares, a digestão é beneficiada, os componentes são absorvidos de forma mais eficiente, há maior queima de gordura e o organismo fica mais apto para eliminar as toxinas. Dessa forma, o corpo e a mente estarão purificados!

Como aproveitar o tempero masala no dia a dia

O composto pode ser usado em marinadas e em molhos de saladas. Também é bastante utilizado em ensopados, sopas e em sauté de legumes. Muitos cozinheiros acrescentam o masala para temperar carnes vermelhas, aves e peixes, antes deles serem assados ou grelhados. Utilize sempre uma colher de chá (5 g).

Como preparar o tempero masala

O modo de preparar esse mix é muito simples. O primeiro passo é selecionar as especiarias. Em seguida, os ingredientes são salteados em uma frigideira. Então, basta moer a mistura até formar um pó fino. Na hora de acondicionar o tempero, utilize um recipiente seco e mantenha-o longe da luz e da umidade.

Como temperar com garam masala?

Em sua essência, apesar de saboroso, não é um tempero muito apimentado, trazendo aroma e uma leve ardência aos pratos. É uma excelente opção para dar um gostinho de quero mais em frangos ou carnes bovinas, esfregando e massageando a carne antes de ir para o forno ou grelha. Por ser bastante aromático, combina muito bem com preparos de frutos do mar, esfihas, carnes de porco, peixes, lentilhas, batatas, ovos, massas, legumes e pizzas. O ideal é que o garam masala entre do meio pro final do cozimento. Também pode ser polvilhado em um prato ao servir.

Receita de tempero masala

1 pau de canela;

2 colheres (sopa) de semente de cardamomo;

2 colheres (sopa) de semente de cominho;

2 colheres (sopa) de semente de coentro;

​2 colheres (sopa) de pimenta preta [opcional];

1 colher (chá) de cravo;

​3 anises-estrelados;

1 colher (chá) de noz-moscada;

5 folhas de louro;

15 g de gengibre seco;

10 g semente de noz-moscada;

1 colher (chá) de açafrão.

​Modo de fazer

Em uma frigideira, coloque a canela quebrada em pedaços pequenos, as sementes (menos a noz-moscada), a pimenta, o cravo, o anis, as folhas de louro e o gengibre. Em seguida, salteie as especiarias até o aroma subir. Retire do fogo. Coloque o preparado em um processador e moa até se tornar um pó fino. Por fim adicione a noz-moscada e o açafrão.

Existem outros tipos de masala, como tikka masala e tandoori masala.

Quando usadas inteiras (não moídas), as especiarias do garam masala são chamadas de khada masala e adicionadas ao óleo quente antes dos outros ingredientes 

INGREDIENTES 

½ xícara de sementes de coentro

¼ xícara de sementes de cominho

8 unidades de cardamomo verde

4 unidades de cardamomo negro (opcional)

15 unidades de cravos

20 unidades de pimenta-preta/pimenta-do-reino em grãos (pimenta-preta)

4 unidades de canela em pau

4 folhas de louro

1 unidade de noz-moscada (pequena)

2 unidades de estrela de anis

3 unidades de macis (opcional) (membrana da noz-moscada)

1 colher de sopa de sementes de funcho

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Limpar: limpe as especiarias de qualquer detrito. Use um papel absorvente para limpar as folhas de loura e o interior dos paus de canela.

Tostar: toste cada uma das especiarias em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Não deixe queimar, apenas espere até que o aroma seja pronunciado. Abra as sementes de cardamomo para tostá-las

Esfriar: deixe que as especiarias esfriem até temperatura ambiente

Moer: utilize um liquidificador, processador ou moedor de café. Deve ser moído até obter um pó fino. 

http://centerbox.com.br/blog/nutricao/tempero-masala-o-que-e-e-como-fazer-em-casa-confira-o-passo-a-passo/

https://www.cozinhatecnica.com/2019/01/garam-masala/

https://www.livup.com.br/ingredientes/garam-masala

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails