22/01/2016

* 2016 - ESCOLA DE SAMBA ESTÁCIO DE SÁ

 
ESCOLA DE SAMBA ESTÁCIO DE SÁ
Fundação: 27 de fevereiro de 1955 (60 anos)
Cores  Vermelho e  Branco
Símbolo          Leão

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. O nome de Estácio de Sá foi adotado em 1983 para representar não só o Morro de São Carlos mas todo bairro do Estácio. A Estácio de Sá nasceu da fusão das mais tradicionais escolas de samba existentes no morro de São Carlos: Paraíso das Morenas, Recreio de São Carlos e Cada Ano Sai Melhor.

Os componentes da Estácio de Sá são, em sua maioria, da Cidade Nova, Saúde, Morro da Favela, Gamboa, Catumbi, Morro da Providência, Estácio e Morro de São Carlos. Sua quadra se encontra na Avenida Salvador de Sá no Estácio. Por ser do Estácio, bairro da primeira agremiação a usar o título de Escola de Samba, a Deixa Falar, e conhecido como "berço do samba", a Estácio passou a ser reconhecida pelo IPHAN como primeira Escola de Samba do Brasil.  
A partir de 2011, passa a comemorar seu aniversário na data de fundação da Deixa Falar. Fundada em 27 de fevereiro de 1955 com o nome de Unidos de São Carlos, resultaram da fusão das escolas antigas herdeiras da Deixa Falar fundada em 12 de Agosto de 1927, no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio. Eram elas: Paraíso das Morenas, Recreio de São Carlos (antiga Vê Se Pode) e Cada Ano Sai Melhor (antiga Para O Ano Sai Melhor).
Seus fundadores foram Miro (primeiro presidente), Caldez, Neca Bonitão, Cândido Canário, Sidney Conceição, Zacharias do Estácio, José Botelho, Maurício Gomes da Silva, Walter Herrice, Manuel Bagulho, entre outros.  Originalmente tinha as cores azul e branco, adotando o vermelho e o branco em 1965, em homenagem à escola pioneira, Deixa Falar.  Estreou entre as chamadas grandes escolas do Rio em 1968, com o enredo Visita ao Museu Imperial.
Para 2015, a Estácio desenvolve o enredo "De braços abertos, de janeiro a janeiro, sorrio, sou Rio, sou Estácio de Sá!" que homenageia os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o enredo foi uma sugestão do prefeito Eduardo Paes para comemorar a data. Com um desfile bonito, mesmo com alguns problemas, a Estácio somou 299.7 pontos e se sagrou campeã da Série A, sacramentando assim seu retorno ao Grupo Especial após 8 anos de ausência.
Em 2016 no seu retorno a elite do samba, a escola retornou novamente o carnavalesco Chico Spinoza, formando a Comissão de Carnaval junto com os campeões de 2015: Amauri Santos e Tarcísio Zanon e Wander Pires, formando o trio de intérpretes oficiais com Leandro Santos e Dominguinhos do Estácio e com um enredo sobre São Jorge.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails