31/01/2016

* 2016 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE PADRE MIGUEL

ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Fundação: 12 de novembro de 1957 (58 anos)
Cores: Vermelho Branco
Símbolo: Aperto de mão
Bairro Padre Miguel
Desfile de 2016  - Enredo: O quinto dos infernos
Posição de desfile: Sexta escola a desfilar no dia 06/02/2016

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro fundada no dia 12 de novembro de 1957. Está sediada na Rua Mesquita, 08 no bairro de Padre Miguel, encrustado na Comunidade da Vila Vintém.
A Unidos de Padre Miguel, uma das agremiações da zona rural, tornou-se campeã em seu primeiro desfile na Praça Onze em 1959 e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes escolas em 1960. Nasceu do bloco da rua “D”,surgido em meados de 1954. Foi registrada pelo Sr. Genésio da Cruz Nunes, em 12 de novembro de 1957, na Associação de escolas do Rio de Janeiro (ASESRJ), sendo considerada associação de utilidade pública desde 15 de novembro de 1959.
A adoção das cores vermelha e branca deve-se a intenção da escola homenagear à fábrica Bangu – do Sr. Guilherme da Silveira Filho (Silveirinha) que doava todo o tecido para o desfile da escola e também ao Bangu Futebol Clube cuja as cores são as mesmas. Seus componentes mais antigos eram conhecidos como bois vermelhos. Foi vista durante muito tempo como a irmã menor da Mocidade Independente de Padre Miguel. sendo criada para representar as agremiações da zona rural do Rio de Janeiro. Escolheu as cores vermelho e branco.
A escola traz como símbolo o boi vermelho e por conta dele tornou-se conhecida. Em 2014 a Unidos de Padre Miguel foi considerada uma surpresa, com seu desfile sendo considerado "impactante", e obtendo o terceiro lugar. Depois de mais um desfile que colocou a escola com uma das favoritas ao título da Série A.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails