29/01/2016

* 2016 - ESCOLA DE SAMBA PORTELA

 ESCOLA DE SAMBA PORTELA
Fundação: 11 de abril de 1923 (92 anos)
Cores: Azul Branco
Símbolo: Águia
Desfile de 2016 : Enredo:  No voo da águia, uma viagem sem fim...
Posição de desfile Quarta escola a desfilar no dia 07/02/2016
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela é uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba da cidade brasileira do Rio de Janeiro. É carinhosamente chamada de "A Majestade do Samba" e forma, juntamente com a Deixa Falar e a Mangueira, a tríade das escolas fundadoras do carnaval carioca.
Foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Embora haja estudiosos que acreditam que a escola tenha sido fundada em 1926, o ano oficial de fundação é 1923, mesmo ano de criação do bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", que já continha o embrião da primeira diretoria portelense.
A escola de samba é responsável por algumas inovações nos desfiles de carnaval. Por exemplo, em 1935, foi a primeira escola a introduzir uma alegoria - um globo terrestre idealizado por Antônio Caetano. No carnaval de 1939 apresentou aquele que é considerado o primeiro samba de enredo, além de levar ao desfile fantasias totalmente enquadradas ao enredo. Também introduziu a comissão de frente e, mais tarde, a primeira escola a uniformizá-la.
Existe uma controvérsia sobre o bairro da escola. A região onde a Portela foi fundada é descrita historicamente como Oswaldo Cruz, enquanto a sua quadra atual, é culturalmente percebida como Madureira. No entanto, o decreto que oficializou os bairros cariocas, na década de 1980, deu um contorno diferente ao que era até então reconhecido pelas demais fontes, colocando a sede antiga da Portela como parte de Turiaçu, e a nova como Oswaldo Cruz.A primeira sede da escola, no Bar do Nozinho, na Estrada do Portela, em Oswaldo Cruz, foi posteriormente transferida para outro endereço, no mesmo logradouro, posteriormente apelidado de "Portelinha" (historicamente Oswaldo Cruz, oficialmente Turiaçu). 
O nome Portela tem origem na época do Brasil colonial, quando a então freguesia de Irajá, ao longo dos séculos XVIII e XIX era uma região ocupada por produtivos engenhos de açúcar, entre os quais, o Engenho do Portela, entre a Fazenda do Campinho até o Rio das Pedras - no que se conhece hoje como Madureira (de Lourenço Madureira, um dos mercadores mais famosos de seu tempo).
Uma dissidência desse bloco, comandada por Galdino Marcelino dos Santos, Paulo Benjamin de Oliveira (conhecido como Paulo da Portela), Antônio Rufino e Antônio da Silva Caetano, deu origem em 1922 a outro bloco, o Baianinhas de Osvaldo Cruz, que logo no ano seguinte adotou um estatuto e montou uma diretoria , fato que faz com que a data de fundação da Portela seja muitas vezes remetida erroneamente a 1923. O bloco, no entanto, não durou muito tempo. Em 1929 acontece o primeiro concurso de sambas conhecido. Em 1931, quando as escolas de samba ainda estão sendo definidas, o grupo muda novamente de nome, desta vez para Vai como Pode (na verdade, "Vae Como Pode", na grafia da época). Uma nova bandeira para a agremiação foi desenhada por Antônio Caetano, que passou a ocupar o cargo de presidente e se escolheu como cores o azul e o branco - já associadas à agremiação desde 1929.
O modelo de bandeira, com faixas diagonais partindo de um círculo central, mais tarde se tornaria um padrão para a maioria das escolas de samba. Segundo Caetano, tal modelo seria inspirado na Bandeira do Sol Nascente, uma das bandeiras oficiais do Japão. Também na mesma ocasião foi escolhida a águia como símbolo da entidade, pois esta simbolizaria, para Caetano, o voo mais alto que os sambistas desejariam alçar.
Ainda em 1931, mesmo sem um concurso oficial, a agremiação apresentou-se com duas inovações em termos de escolas de samba, trazidas dos ranchos: o enredo "Sua Majestade, O Samba", e uma alegoria de uma figura humana integrada por instrumentos de percussão.
A dois dias do desfile de carnaval, marcado para 3 de março, o delegado Dulcídio Gonçalves recusou-se a renovar a licença da Vae Como Pode, por considerar o nome chulo e indigno de uma escola de samba.
Ele próprio sugeriu que a agremiação fosse batizada como Portela, em referência ao logradouro Estrada do Portela, onde os sambistas se reuniam.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails