15/01/2016

* 2016 - MARCHINHAS DE CARNAVAL


MARCHINHA - A primeira música feita exclusivamente para o carnaval constituindo-se portanto num marco para a história cultural brasileira foi a marcha "Ó abre alas", da maestrina Chiquinha Gonzaga, composta em 1899 e inspirada na cadência rítmica dos ranchos e cordões.
A BARATINHA
Chega, chega, minha gente, Que o choro vai começá, Repara como é gostoso,Este samba de matá. A Baratinha,A Baratinha,A Baratinha, bateu asas e voou.A Baratinha, iaiá, A Baratinha, ioiô,A Baratinha, bateu asas e voou. Perna de porco, é presunto,Mão de vaca, é mocotó,Quem quiser viver feliz,Deve sempre dormir só... Perna de porco, é presunto,Mão de vaca, é mocotó,Quem quiser viver feliz,Deve sempre dormir só...
A CANÔA VIROU
A canoa virou,Deixa virar,Por causa da menina,Que não soube remar.(bis)Menina, larga o remo,Pula n'agua marujada,Pula n'agua, pula n'agua, pula n'agua,Pula n'agua, pula n'agua, pula n'agua,Que a canôa tá furada.
A JARDINEIRA
Composição: by Benedito Lacerda-Humberto Porto
Ó jardineira porque estás tão triste. Mas o que foi que te aconteceu. Foi a camélia que caiu do galho. Deu dois suspiros e depois morreu. Vem jardineira vem meu amor. Não fiques triste que este mundo é todo seu. Tu és muito mais bonita . Que a camélia que morreu.
ABRE ALAS
Composição: by Chiquinha Gonzaga
Ó abre alas que eu quero passar. Ó abre alas que eu quero passar. Eu sou da lira não posso negar. Eu sou da lira não posso negar . Ó abre alas que eu quero passar. Ó abre alas que eu quero passar. Rosa de ouro é que vai ganhar . Rosa de ouro é que vai ganhar.
ACORDA, MARIA BONITA - Composição: Antônio dos Santos
Acorda Maria Bonita / Levanta vai fazer o caféQue o dia já vem raiando / E a polícia já está de péSe eu soubesse que chorando / Empato a tua viagemMeus olhos eram dois rios / Que não te davam passagemCabelos pretos anelados / Olhos castanhos delicados. Quem não ama a cor morena / Morre cego e não vê nada .
ALLAH-LA Ô
Composição: Haroldo Lobo / Nássara
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô. Mas que calor, ô ô ô ô ô ô. Atravessamos o deserto do Saara. O sol estava quente. Queimou a nossa cara. Viemos do Egito. E muitas vezes. Nós tivemos que rezar. Allah! allah! allah, meu bom allah!Mande água pra ioiô. Mande água pra iaiá. Allah! meu bom allah.
AURORA
Composição: Mário Lago-Roberto Roberti
Se você fosse sincera Ô ô ô ô Aurora.Veja só que bom que era Ô ô ô ô Aurora.Um lindo apartamento. Com porteiro e elevador. E ar refrigerado. Para os dias de calor. Madame antes do nome. Você teria agora. Ô ô ô ô Aurora. 
APARECEU A MARGARIDA
Apareceu a Margarida,Olé, olé, olá,No festival,Veio pra se desfolhar,Neste carnaval.( bis )Carolina,Tão formosa,Dengosa ao chegar,Destrui-se,E não viu Margarida passar.
Carolina,Compreenda,Que o mundo,É uma escola.A noite era de Carolina,Mais foi Margarida,Quem entrou de sola,Ole, ole, olá.( bis) 
AQUI GERALDA
Geralda,Saiu de casa,Onde será que Geralda foi parar ?Aqui Geralda,Aqui Geralda,O Charutinho está cansado de chorar.( bis )Chora negrão, na rampa,Chora que eu também já chorei,Você fugiu, com um soldado da bombarda,Aqui Geralda,Aqui Geralda.Chora negrão, na rampa,Chora que eu também já chorei,Foi você, que abandonou minha mansardaAqui Geralda,Aqui Geralda.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
Covarde eu sei que me podem chamar,Porque não calo no peito esta dor,Atire a primeira pedra , ai, ai, ai,Aquele que não sofreu por amor. ( covarde não sou )(bis)Eu sei que vão censurar, o meu proceder,Eu sei mulher, que você mesma vai dizer,Que eu voltei pra me humilhar,Mas não faz mal,Você pode até sorrir,Perdão, foi feito pra gente pedir.
BANDEIRA BRANCA
Composição: Max Nunes / Laércio Alves Bandeira branca, amor. Não posso mais.Pela saudade.Que me invade eu peço paz.Bandeira branca, amor. Não posso mais.Pela saudade. Que me invade eu peço paz.Saudade, mal de amor, de amor.Saudade, dor que dói demais. Vem, meu amor. Bandeira branca eu peço paz.Bandeira branca, amor.Não posso mais.Pela saudade.Que me invade eu peço paz.Bandeira branca, amor. Não posso mais.Pela saudade. Que me invade eu peço paz.
BALANCÊ
Composição: by Braguinha-Alberto Ribeiro
Ô balancê balancê. Quero dançar com você.Entra na roda morena pra ver. Ô balancê balancê. Quando por mim você passa. Fingindo que não me vê. Meu coração quase se despedaça. No balancê balancê. Você foi minha cartilha.Você foi meu ABCE por isso eu sou a maior maravilha. No balancê balancê. Eu levo a vida pensando. Pensando só em você. E o tempo passa e eu vou me acabando. No balancê balancê.
BLOCO DO SUJO
Olha o bloco de sujo,Que não tem fantasia,Mas que traz alegria,Para o povo sambar,Olha o bloco de sujo,Vai batendo na lata,Alegria barata,Carnaval é pular.Olha o bloco de sujo,Que não tem fantasia,Mas que traz alegria,Para o povo sambar,Olha o bloco de sujo,Vai batendo na lata,Alegria barata,Carnaval é pular.Plác, plac, plac,Bate a lata,Plac, plac, plac,Bate a lata,Plac, plac, plac,Se não tem tamborim,Plac, plac, plac,Bate a lata,Plac, plac, plac,Bate a lata,Plac, plac, plac,Carnaval é assim !...
BOI DA CARA PRETA
Boi, boi, boi,Boi da cara preta pega essa criança que tem medo de careta.Boi, boi, boi,Boi da cara preta pega essa criança que tem medo de careta.
BOTA CAMISINHA
Bota camisinha Bota meu amor Que hoje tá chovendo Não vai fazer calorBota a camisinha no pescoço Bota geral Não quero ver ninguém Sem camisinha Prá não se machucar No Carnaval...
CABELEIRA DO ZEZÉ
Olha a cabeleira do zezé Será que ele é Será que ele é Será que ele é bossa nova Será que ele é maomé Parece que é transviado Mas isso eu não sei se ele é Corta o cabelo dele!Corta o cabelo dele!
CACHAÇA NÃO É ÁGUA
Você pensa que cachaça é água. Cachaça não é água não. Cachaça vem do alambique. E água vem do ribeirão. Pode me faltar tudo na vida. Arroz, feijão e pão. Pode me faltar manteiga. E tudo mais não faz falta não. Pode me faltar o amor. Isso que acho graça. Só não quero que me falte. A danada da cachaça.
CHIQUITA BACANA
Composição: by Braguinha-Alberto Ribeiro Chiquita bacana lá da Martinica. Se veste com uma casca de banana nanica. Não usa vestido, não usa calção. Inverno pra ela é pleno verão. Existencialista com toda razão. Só faz o que manda o seu coração.

CIDADE MARAVILHOSA
Composição: André Filho
Cidade maravilhosa. Cheia de encantos mil.Cidade maravilhosa.Coração do meu Brasil.Cidade maravilhosa.Cheia de encantos mil. 
Cidade maravilhosa.Coração do meu Brasil.Berço do samba e das lindas canções.Que vivem n'alma da gente.És o altar dos nossos corações.Que cantam alegremente.Jardim florido de amor e saudade.Terra que a todos seduz.Que Deus te cubra de felicidade.Ninho de sonho e de luz .
JARDINEIRA
Composição: Benedito Lacerda e Humberto Porto
Oh jardineira / Porque estás tão tristeMas o que foi que te aconteceu? / Foi a caméliaQue caiu do galho / Deu dois suspiros / E depois morreuVem jardineira / Vem meu amor / Não fique tristeQue este mundo é todo teu / Tu és muito mais bonitaQue a camélia que morreu ......
LATA D'ÁGUA
Comp: Luis Antônio - Jota Jr
Lata d'água na cabeça.Lá vai MariaLá vai Maria.Sobe o morro e não se cansa pela mão leva a criança.Lá vai MariaMaria, lava roupa lá no alto lutando, pelo pão de cada dia sonhando, com a vida do asfalto que acaba, onde o morro principia.
MAMÃE EU QUERO
Comp: by Marcha De Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu quero.Mamãe eu quero mamar!Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta.Dá a chupeta pro bebê não chorar!Dorme filhinho do meu coração.Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão.Eu tenho uma irmã que se chama Ana.De piscar o olho já ficou sem a pestana.Eu olho as pequenas, mas daquele jeito.E tenho muita pena não ser criança de peito.Eu tenho uma irmã que é fenomenal. Ela é da bossa e o marido é um boçal .
ME DÁ UM DINHEIRO AI
Comp: Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira
Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí!Me dá um dinheiro aí!Não vai dar? Não vai dar não?Você vai ver a grande confusão.Que eu vou fazer bebendo até cair.Me dá me dá me dá, ô!Me dá um dinheiro aí!
MULATA BOSSA NOVA
Mulata bossa nova.Caiu no hully gully.E só dá ela. Ê ê ê ê ê ê ê ê na passarela. A boneca está cheia de fiufiu. Esnobando as louras e as morenas do Brasil.
Ó ABRE ALAS
Ó abre alas Que eu quero passar Ó abre alas Que eu quero passar Eu sou da Lira Não posso negar Eu sou da Lira Não posso negar Ó abre alas Que eu quero passar Ó abre alas Que eu quero passar Rosa de Ouro É que vai ganhar Rosa de Ouro É que vai ganhar.
O TEU CABELO NÃO NEGA
Composição: Lamartine Babo-Irmãos Valença
O teu cabelo não nega mulata Porque és mulata na cor Mas como a cor não pega mulata Mulata eu quero o teu amor Tens um sabor bem do Brasil Tens a alma cor de anil Mulata mulatinha meu amor Fui nomeado teu tenente interventor Quem te inventou meu pancadão Teve uma consagração A lua te invejando faz careta Porque mulata tu não és deste planeta Quando meu bem vieste à terra Portugal declarou guerra A concorrência então foi colossal Vasco da gama contra o batalhão naval.
PIRULITO
Ioiô dá o braço pra IaiáIaiá dá o braço pra Ioiô. O tempo de criança já passou, ô! Pirulito que bate bate. Pirulito que já bateu. Quem gosta de mim é ela. Quem gosta dela sou eu, hei! Agora é melhor. A gente dançar. Juntinhos assim. Se tem mais prazer. Quem não dança o Pirulito. Que alegria pode ter?
SASSARICANDO
Composição: Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães
Sassassaricando. Todo mundo leva a vida no arame. Sassassaricando. A viúva o brotinho e a madame. O velho na porta da Colombo. É um assombro. Sassaricando. Quem não tem seu sassarico. Sassarica mesmo só. Porque sem sassaricar. Essa vida é um nó.+
TA-HÍ
Composição: Joubert de Carvalho
Taí eu fiz tudo pra você gostar de mim. Ai meu bem não faz assim comigo não. Você tem você tem que me dar seu coração. Meu amor não posso esquecer. Se dá alegria faz também sofrer. A minha vida foi sempre assim. Só chorando as mágoas que não têm fim. Essa história de gostar de alguém. Já é mania que as pessoas têm. Se me ajudasse Nosso Senhor. Eu não pensaria mais no amor .
VAMOS PRA CAMINHA
Me dá um beijinho de boa noite. Me dá, me dá, me dá só um beijinho de boa noite. Tá na hora de nanar. Tá na hora de fazer naninha. Vamos pra caminha, vamos pra caminha. Tá na hora de você entrar na minha. Vamos pra caminha, vamos pra caminha.
TOMARA QUE CHOVA
Tomara que chova,três dias sem parar,Tomara que chova,Três dias sem parar.A minha grande mágoa,É lá em casaNão ter água,Eu preciso me lavar.De promessa eu ando cheio,Quando eu conto,A minha vida,Ninguém quer acreditar,Trabalho não me cansa,O que cansa é pensar,Que lá em casa não tem água,Nem pra cozinhar.
FONTE:
Site de carnaval de internet.

Um comentário:

Vângela Queiroz disse...

Nooooossa Dalva, viajei no tempo agora. Muito legal a idéia de você postar marchinhas de carnaval...Vi a mãe cantando Bandeira Branca na minha infância! Ohhh saudades... "Cantei um monte".. Rrsrs. Beijo linda

Related Posts with Thumbnails