24/01/2016

2016 - ESCOLA DE SAMBA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

ESCOLA DE SAMBA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Fundação 6 de março de 1959 (56 anos)
Escola-madrinha Império Serrano
Cores:  Verde  Branco  Ouro
Símbolo Coroa
Desfile de 2016 Enredo "É o amor... que mexe com a minha cabeça e me deixa assim..."
– Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil.
Posição de desfile: Quinta escola a desfilar no dia 08/02/2016 
Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense é uma tradicional escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, sediada no bairro de Ramos. A escola foi fundada, em 6 de março de 1959, pelo farmacêutico Amaury Jório juntamente a alguns sambistas da Zona da Leopoldina e remanescentes da extinta agremiação Recreio de Ramos.
Seu nome faz referência à Estrada de Ferro Leopoldina - que cortava o bairro de Ramos - e que, por sua vez, recebeu esse nome em referência à Imperatriz Maria Leopoldina de Áustria. Suas cores foram escolhidas em referência à sua escola-madrinha, Império Serrano.
Em seu pavilhão, onze estrelas simbolizam os bairros que compõem a Zona da Leopoldina: Benfica, Bonsucesso, Brás de Pina, Cordovil, Manguinhos, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Ramos e Vigário Geral. A estrela que representa Ramos fica destacada, na parte de cima da bandeira, por representar o berço da escola.
A Imperatriz Leopoldinense é detentora de oito títulos de campeã do grupo principal do carnaval carioca, em 1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. Sendo que em 1980, 1989 e 2001 foi campeã obtendo nota máxima em todos os quesitos. Desfilou pela primeira vez em 1960, com um enredo em homenagem à Academia Brasileira de Letras.
Porém, apenas em 1972 ganhou notoriedade, após fazer parte da novela "Bandeira 2", da Rede Globo. Em 2012, outro samba da escola - "Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!" - seria o primeiro samba-enredo utilizado como tema de abertura de uma telenovela. Nesse caso, na novela "Lado a lado".
No livro de ata da fundação da escola, consta que o nome da agremiação foi inspirado na Estrada de Ferro Leopoldina - que cortava a região - e que, por sua vez, recebeu esse nome em homenagem a Imperatriz Maria Leopoldina de Áustria - a primeira Imperatriz consorte do Brasil. Curiosamente, há também uma outra versão em que a origem de seu nome nobiliárquico teria sido inspirado na loja de tecidos "Imperatriz das Sedas", existente, na época, próximo a estação de Ramos.
A escolha das cores provocou intensos debates. Vicente Venâncio conseguiu aprovar o verde e branco, recordando as cores de sua escola madrinha, a Império Serrano. A Bandeira, cujo desenho é de autoria de Agenor Gomes Pereira, consiste numa faixa transversal verde que corta o pavilhão branco e onde se pode ler o nome da escola. Contém, também, uma coroa - símbolo da escola - que é uma referência a coroa do Primeiro Reinado, no qual a Imperatriz Leopoldina governou o Brasil.
Compõem o pavilhão 11 estrelas douradas, representando os bairros da Zona da Leopoldina: Benfica, Manguinhos, Bonsucesso, Olaria, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral e Ramos. A estrela que representa Ramos fica destacada na parte de cima da bandeira, por representar o berço da escola. Nos anos 70, a bandeira da Imperatriz recebeu estatutariamente a adição da cor ouro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imperatriz_Leopoldinense

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails