24/08/2016

· 2016 - CASCA DE OVO nª 1

A casca de ovo não é bombril, mas tem muitas utilidades. A maioria das pessoas acha que as cascas de ovo são simplesmente lixo. No entanto, elas podem ser um recurso muito útil para a nossa vida cotidiana. Vale lembrar que uma casca de ovo é composta por carbonato de cálcio, que é também o principal ingrediente de alguns antiácidos. Possuem ainda outros nutrientes essenciais às nossas plantas como o potássio e magnésio. Cada casca de tamanho médio contém aproximadamente 750 a 800 mg de cálcio, enquanto o copo de leite tem 290 mg.
Afiar e limpar utensílios na cozinha 
Coloque a casca (o mais inteira possível) no congelador e use-a para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.
Alívio para picadas
Uma mistura de casca de ovo e vinagre de maçã pode representar um grande alívio à coceira das picadas de mosquitos. Se você ou alguém da família passa o verão sofrendo com a alergia causada por picadas de mosquito, tenha sempre à mão esta receitinha natural, que alivia a vermelhidão e a coceira. Lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe a solução na área afetada três ou mais vezes ao dia. Durante o molho no vinagre, forma-se o sal acetato de cálcio que, ao cristalizar, esquenta a pele trazendo sensação de conforto.
Areando panelas 
Reduza o uso da palha de aço. As cascas de ovo limpas e esmagadas servem para esfregar as panelas que têm comida grudada no fundo ou nas paredes e substituem com eficiência esse produto na hora de limpar panelas e frigideiras. Na próxima vez que tiver que lavar os pratos, use cascas de ovo para tirar a comida. Basta colocar um punhado na esponja já ensaboada.
Branqueador de roupas
Alguns dizem que, se colocarmos cascas de ovo em um saquinho de malha e deixá-lo na máquina de lavar, as manchas desaparecerão na lavagem e as roupas brancas ficarão reluzentes. Triture algumas cascas e misture com fatias de limão. Feito isso, coloque-os num saco de pano, juntamente com as roupas sujas. Feche o saco e depois leve tudo para lavar na máquina.
Cães e gatos 
 A dica acima vale tanto para os seres humanos quanto para cães e gatos. Para os animais domésticos, o pó da casca de ovo pode ser usado sobre a alimentação tradicionalmente utilizada. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 500g de alimentos. 
A alimentação diária deve conter quantidades relativamente elevadas de cálcio (1.000-1.500 mg) para que as demandas fisiológicas de adolescentes, adultos ou idosos sejam supridas. Uma alimentação deficiente em cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda da densidade óssea, levando à osteoporose. Essa enfermidade não está restrita aos idosos, mas é também comum entre adolescentes com amenorréia, e representa um grave problema de saúde pública quer pela incapacidade física dos pacientes quer pelo tratamento prolongado das fraturas decorrentes da doença. Para grupos sociais de baixa renda sem acesso a produtos, o pó da casca de ovo se apresenta como fonte alternativa de cálcio. Já é comumente utilizado em programas sociais destinados à melhoria das condições de saúde de determinados segmentos populacionais. Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás constatou que a adição do pó da casca de ovo às receitas culinárias não altera a aparência nem o sabor delas, e resulta em teores significativos de cálcio nos alimentos. Teores comparáveis aos de alimentos-tradicionalmente fontes de cálcio, tais como o leite. Segundo o estudo, a ingestão de duas porções diárias é capaz de cobrir cerca de 50% das recomendações de ingestão do mineral. Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, polvilhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc. Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.
Combate a pragas do jardim 
Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, evitarão os vasos e jardineiras salpicadas de casca de ovos. Há quem diga que os cacos das cascas são afiados para tais animais. Já uma explicação química aponta que o cálcio existente mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos amigável para esses bichinhos. A prática evita o uso de pesticidas químicos e as plantas e flores estarão a salvo de seus predadores.
Começar uma horta  
Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos), você pode também aproveitar as cascas de ovo para o mesmo objetivo usado no cultivo do tomate. Na terra, misture um pouco de casca e adubo. Você também pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.
Como fazer a farinha
O primeiro passo na produção da farinha de cascas é colocar as cascas para secar à sombra, sempre que tivermos disponível. Não devem ser colocadas ao sol, pois possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não é conveniente guardá-las para secar depois, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar mal cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Vá secando e guardando depois, até obter uma boa quantidade que mereça ser processada.
Se estiver com pressa e não puder esperar que as cascas sequem naturalmente, coloque-as cascas limpas e secas no forno elétrico ou convencional por 5 minutos, em potência média, para desidratá-las. Não as deixe queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas. Com as cascas de uma dúzia de ovos bem secas já se pode começar a fazer a farinha. Coloque-as em um saco plástico e quebre-as apertando com as mãos. Não se preocupe em moê-las bem, pois logo após elas vão para o liquidificador. Coloque-as aos poucos no aparelho e bata até transformá-las em pó. Obtida a farinha, coloque-a num vidro com tampa, e guarde-a num lugar fresco. A farinha da casca de ovo é tradicionalmente utilizada na chamada multimistura, disseminada pela Pastoral da Criança nas ações de combate a desnutrição. O uso da casca de ovo em forma de farinha ou mesmo em pedaços tem multiplas aplicações. No campo da Saúde, da jardinagem, da criação de animais domésticos e até no dia-a-dia do lar. 
Consumo
 Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, polvilhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc. Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails