28/08/2016

2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 2

CONSTITUIÇÃO DAS PÉROLAS... 
Pérolas cultivadas em Água Doce e Pérolas cultivadas em Água Salgada .  Pérola... pequeno pedaço da natureza!!

 A pérola, apesar de preciosa, não é pedra propriamente dita. Pérola, na verdade, é o resultado de um processo orgânico vivo. Ela é o produto da dor, resultado da entrada de um “corpo estranho ou indesejável” no interior da ostra, como por exemplo, um parasita ou um grão de areia.

 O nácar é resultado da deposição de certo material segregado pelo manto do molusco e depositado numa espécie de “tela” de material orgânico. Essa “tela” é preenchida com carbonato de cálcio que, cristalizados, resultam numa belíssima madrepérola. Difere das pérolas basicamente pela proporção de seus componentes e pela forma de cristalização.

 Então veja, quando “algo estranho” penetra a ostra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem esse “algo estranho” com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola não deixa de ser uma ferida cicatrizada!

É comum a confusão entre pérolas naturais e pérolas cultivadas... Bem, as naturais, por definição, são encontradas em moluscos por mergulhadores, sem que tenha ocorrido qualquer interferência em sua formação. São muito raras e o trabalho de prospecção é tão difícil que, desde 1916, elas não são mais procuradas. Lá atrás, maior parte delas foi encontrada por acaso... e pela sua raridade, adornavam apenas as jóias da realeza.

As pérolas comercializadas hoje são cultivadas (técnica desenvolvida pelo Japonês Kokichi Mikimoto, no início do século XX) e em nada diferem das naturais em beleza, textura e durabilidade. O processo de formação é exatamente igual ao de uma pérola natural, com uma diferença: aquele “algo estranho” que penetra a ostra (citado nos primeiros parágrafos) é feito de forma artificial. O homem o introduz manualmente, sob a forma de uma pequena cirurgia.

O período de formação da pérola dentro da ostra, varia de 3 a 5 anos... e somente um especialista pode diferenciar uma pérola natural de uma cultivada.
O cultivo das pérolas (tanto as de água salgada, como as de água doce) se daem fazendas... em larga escala principalmente no Japão, na China...

As pérolas cultivadas em água salgada são produzidas pelo molusco Japonês Akoya. Elas são encontradas numa enorme variedade de formas e cores, sendo as mais comuns o branco, o rosado, o dourado, o negro... cinza-azulado. Ostra que vive água salgada, produz 1 pérola ou, em caráter excepcional, 2 por vez.
Já as pérolas cultivadas de doce são produzidas por ostras Biwa (originárias da China). Além do Japão e China, Estados Unidos também produz esta pérola em larga escala! Ostras Biwa ou moluscos lacustres têm tecido de manto suave, o que explica suas formas irregulares
. Assim como as pérolas de água salgada, estas de água doce também podem ter várias cores, tamanhos e formatos. Na maioria das vezes, brancas e negras, dependendo da cor do nácar.Entre esses tipos de pérolas, as de cores brancas são as mais comuns, seguidas de rosas, amarelas, castanhas, azuladas, salmão e até esverdeadas. Ostraque vive água doce produz mais de 13 pérolas por vez.

FONTE: 
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails