20/03/2017

* 2017 - Dia Mundial da Saúde Bucal

Objetivo da data, celebrada globalmente, é reforçar os benefícios de uma boa saúde bucal para a qualidade de vida e o desenvolvimento social. ABO engaja-se na campanha Dentes Saudáveis para uma Vida Saudável, da FDI, e incentiva cirurgiões-dentistas e sociedade a fazerem parte dessa luta mundial. No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI).
Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entidade membro da FDI, incentiva os cirurgiões-dentistas a se engajarem na luta pela melhoria da saúde bucal da população, que tem reflexo na saúde integral e na qualidade de vida de toda a sociedade.
Neste ano, o tema central da campanha é Dentes Saudáveis para uma Vida Saudável. Neste dia, em especial, uma atitude simples é recomendada pela FDI e pela ABO: que os cirurgiões-dentistas conscientizem seus pacientes sobre a importância da boa saúde bucal, através da prevenção, especialmente de bons hábitos de escovação e visitas regulares aos consultórios odontológicos.
As entidades recomendam, ainda, que o CD precisa estar cada vez mais acessível, chegar a lugares de difícil acesso, onde as condições são precárias. “É muito importante esse engajamento dos cirurgiões-dentistas, não só neste dia, mas em seu cotidiano. O profissional precisa incentivar os pacientes a cuidar bem de sua saúde bucal e também chegar onde mais precisa.
A intenção da ABO é contribuir para que cada vez mais pessoas, dos lugares mais distantes, tenham acesso a uma boa higiene bucal”, declara Luiz Fernando Varrone, presidente da ABO Nacional. O tema reflete sobre a forte contribuição que a saúde bucal tem na vida das pessoas. Os membros da FDI, além de escolas, empresas parcerias e outros grupos, celebram a data com a mensagem de que, trabalhando juntos, a classe odontológica pode prevenir a epidemia da cárie, as doenças periodontais e a perda de dentes, ajudando a população mundial a manter uma dentição fortalecida durante toda a vida. Segundo a FDI, há países com 90% de sua população em risco de ter doenças bucais. Nesse cenário, serão realizadas ações no mundo inteiro que servirão para mostrar os benefícios de uma boa saúde bucal. As mensagens da campanha foram traduzidas para vários idiomas, como inglês, francês, alemão e espanhol, e o logotipo está em 10 idiomas, entre árabe, chinês e grego.

História
O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído em 2007, durante a Reunião Anual da FDI, em Dubai. A data escolhida inicialmente foi 12 de setembro, dia do aniversário do fundador da entidade, Charles Godon. Mais tarde, por questões práticas aliadas ao planejamento e organização de cada célula da Federação, foi alterada para 20 de março. A intenção é lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.

Fonte: http://www.jornaldosite.com.br/materias/saude/anteriores/edicao187/saude187_1
http://cfo.org.br/sem-categoria/boa-saude-bucal-tem-reflexo-na-saude-integral/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails