16/03/2017

* 2017 - Dia Nacional do Ouvidor

Dia instituído baseado na data de criação da ABO (Associação Brasileira de Ouvidores), ocorrida em 16 de março de 1995. Como a própria palavra estampa, o termo Ouvidoria provém do verbo “ouvir”. No sentido geral, sua função é ouvir críticas. A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e o Poder Público.
É um órgão interlocutor com a sociedade, recebendo dela reclamações, denúncias, sugestões e elogios, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços públicos. É, portanto, um órgão estratégico, constituindo-se em poderoso instrumento para a transformação institucional permanente, favorecendo mudanças e ajustes em suas atividades e processos, em sintonia com as demandas da sociedade, ou seja, um caminho efetivo na busca da qualidade, da transparência e da cidadania.
Uma das funções do Ouvidor é ser um representante do cidadão usuário junto à instituição em que atua. Por outro lado, o Ouvidor tem também o papel de atuar na prevenção e solução de conflitos, e portanto deve atuar com independência e autonomia. Desde a época do Brasil Colônia, a figura do ouvidor já existia, porém não representava a sociedade e, sim, o Império.
Ou seja, zelava pelos direitos da Coroa Portuguesa e pelo perfeito cumprimento das leis em suas colônias, informando-a de tudo o que ocorria aqui, mas não ouvia o cidadão brasileiro em suas necessidades. A partir da década de oitenta, porém, essa definição de ouvidor, no Brasil, começou a mudar: começamos a ter a concepção de Ombudsman (funcionário governamental que investiga queixa contra órgãos públicos), que, logo depois, veio fazer parte da administração pública no nosso país. Foi quando o termo foi trocado pela palavra “ouvidor”. Mas foi com o advento da democratização do país e, por consequência, com a conscientização dos direitos do consumidor e do cidadão que a Ouvidoria se tornou popular e hoje integra grande parte das empresas.
O Paraná instituiu o primeiro ouvidor-geral estadual em 1991 e o Ministério da Justiça, a primeira ouvidoria pública federal, em 1992, sob a denominação de Ouvidoria-Geral da República. No Brasil, o ouvidor é nomeado pelo Prefeito, Governador, Presidente da República ou pelo gestor maior do órgão ou instituição pública, com raras exceções.
Fonte: CCJC / Ouvidoria IQSC / TCE-MT / Portal Fiocruz
https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/03/16/16-de-marco-dia-nacional-do-ouvidor/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails