27/03/2017

* 2017 - Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas. O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

Origem da data
A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos. O surgimento do teatro aconteceu com a reunião de um grupo de pessoas que para se aquecer do frio se sentaram em volta de uma fogueira. Um rapaz se levantou e percebeu que os gestos que ele fazia na frente das chamas de fogo se refletiam em sombras. A partir desse momento textos improvisados começaram a acompanhar as imagens e deu-se início ao processo de representação. As pessoas que viveram na época da Grécia antiga transformaram as encenações em arte, criaram os primeiros espaços para apresentações e aproveitavam para divulgar sua mitologia, os agradecimentos aos deuses, as novas ideias, entre outros assuntos.
O Instituto Internacional do Teatro inaugurou em Paris, no dia 27 de março de 1961, o Teatro das Nações; marcando o 27 de março como a data que se comemora o Dia Mundial do Teatro. Como nessa época somente aos homens era permitido representar, foram criadas as primeiras máscaras para os papeis que deveriam ser encenados por mulheres. Mais tarde essas máscaras se tornaram o símbolo do teatro, representando faces da tragédia e da comédia.

Tragédia x Comédia
O primeiro gênero que apareceu foi o trágico, que retratava o sofrimento do homem, as lutas, os interesses da nobreza, tudo numa linguagem bem diferente e rica. O gênero cômico surgiu para satirizar as falsidades, as mesquinharias e os excessos da nobreza.

Teatro em Portugal
Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano. Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.

Grandes peças de teatro
Exemplos de grandes peças de teatro mundiais:
O avarento, Moliére
Salomé, Oscar Wilde
Esperando Godot, Samuel Becket
Macbeth, Shakespeare
Édipo, Sófocles
Quatro quartetos, T. S. Eliot
Volta ao lar, Harold Pinter
A morte do caixeiro viajante, Arthur Miller
A Santa Joana dos Matadouros, Bertolt Brecht
Estado de sítio, Albert Camus
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-teatro/
http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/03/27/27-de-marco-dia-mundial-do-teatro/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails