21/03/2017

* 2017 - Dia Mundial das Florestas

Como reforço à necessidade alarmante da preservação e conscientização da importância dos ecossistemas, em 1872, o dia 21 de março foi nomeado como Dia Internacional da Floresta. Essa comemoração teve sua origem no ancestral culto das árvores, realizado por sociedades primitivas que associavam árvores a simbologias diversas como vida, sagrado, família, evolução, comunicação, segurança e proteção.
Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
No Brasil, ações de responsabilidade ambiental são ainda mais importantes, uma vez que abrigamos uma floresta do porte da Floresta Amazônica. Embora, à primeira vista pareça um assunto distante da nossa realidade, estamos sempre próximos de produtos que vêm de florestas, como móveis de madeira, papéis e substâncias usadas em cosméticos e medicamentos.
Além disso, as florestas possuem um grande poder ambiental e contribuem para a redução do efeito estufa (com a fixação do carbono) e para o combate às alterações climáticas, à desertificação e também purificam o ar, regularizam as águas e são uma reserva genética. Preocupada em educar as futuras gerações para a consciência ecológica, a Philips criou o projeto Aprendendo com a Natureza. Reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e pela Unesco, trata-se de um programa com ciclos de três anos realizado nas escolas do Ensino Fundamental das cidades onde a Philips atua.
Outro feito realizado em favor da preservação do ecossistema, focado na Floresta Amazônica, é o Bosque Ecológico Philips da Amazônia. O local abriga uma Estação de Tratamento de Efluentes Biológicos e é um espaço para conhecimento e apreciação da fauna amazônica.
Além de abrigar diversos animais, como morcegos, aves, répteis, o espaço abriga o Sauim-de-Manaus, um primata em extinção, cujas únicas espécies encontram-se apenas na região.
http://www.sustentabilidade.philips.com.br/publi-marco-dia-internacional-da-floresta.htm

3 comentários:

Unknown disse...

Teatro ... amo ... somos espectadores e atores, constantes, neste palco, chamado vida.

Unknown disse...

Teatro ... amo ... somos espectadores e atores, constantes, neste palco, chamado vida.

Unknown disse...

Bom dia! E qual a parcela nossa, individual, para a manutenção das nossas Florestas? Pois ... pois ...

Related Posts with Thumbnails