21/02/2009

* 2009 - 1ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES - "METAJUHA "

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DAS RUAS EMILIO TALLMANN, JÚLIO HEIDEN E ARREDORES DA ASSOCIAÇÃO ARTEX - "METAJUHA ".
Fundada em 04 de setembro de 1988.
No dia 17 de fevereiro reuniram-se alguns membros da diretoria da associação de moradores “METAJUHA” e poucos moradores para fazer a primeira avaliação dos prejuízos sofridos pela associação e pelos moradores que fazem parte da associação.
Após os estragos sofridos pelas enxurradas e enchentes que a cidade de Blumenau sofreu em novembro de 2008, todos os bairros estão passando por diversos problemas. A associação METAJUHA perdeu sua sede que foi totalmente destruída, a primeira reunião foi realizada na sede da Associação ARTEX, associação que faz parte do complexo empresarial da COTEMINAS, antiga empresa ARTEX.
Essa foi a 204ª reunião ordinária, após a leitura da ordem do dia, foi lida a Ata da reunião do dia 08/11/08, foi apresentado um balanço das conquistas da associação no ano de 2008. Durante a leitura da ata houve momento que os membros da diretoria da METAJUHA embargaram a voz, pois haviam se esforçado muito para as melhoria da sede e após a enxurrada pouco ou quase nada restou, esses relatos foram do membro da Diretoria Carlos Werner, e foram éticos, transparentes na prestação de contas para avaliação do pequeno grupo presente. Após a prestação de contas foi aberta a inscrição para a participação dos presentes; Todos tinham relatos tristes para contar, pois se não foram atingidos, tinham um amigo, um parente que passou por necessidades devido o ocorrido. Nas considerações finais todos colocaram a diretoria que estarão firme apoiando o grupo nas futuras conquistas. A diretoria apresentou uma planilha de reivindicações das prioridades á serem apresentadas ao poder público, através dos vereadores Deusdith de Souza e Vanderlei Paulo de Oliveira, que representam nossa comunidade do Garcia. Ficando registrado em ata as prioridades da associação para o ano de 2009. Foram priorizadas as seguintes necessidades e aprovadas pelos associados.
1º Drenagem do Ribeirão Garcia/ atrás da Associação Artex, que durante a enxurrada transbordou levando mais de 1metro e 70 cm de água e lama nas residências.
2º Limpezas e troca de bocas de lobo nas ruas de abrangência da associação METAJUHA.
3º Refazer o asfalto das ruas Emilio Tallmann e Júlio Heiden, que estão com pistas de apenas 30%, sendo que essas vias são de suma importância, já que a Rua Progresso é um dos locais de maior desmoronamento durante e após o ocorrido de novembro de 2008.
4º Calçamento da Rua Hermann Wanderburg
5º Construção da “passarela” Catarina Abreu Coelho, pequena ponte de madeira que foi tragada pelas águas. Muitos moradores que utilizam carros não percebem a importância dessa pequena ponte que diminui o trajeto de pessoas que transitam a pé, dando acesso as ruas do Bairro Progresso. Essa passarela auxilia alunos, que vão a pé para a escola Básica José Mauricio, o outro caminho é pela Rua Progresso que foi duramente atingida, os passeios públicos estão destruídos,dificultando o acesso, preocupando os pais que não tem condições de levar seus filhos para o colégio de carro.
6ª Reconstrução ou aquisição de nova sede “METAJUHA”. A sede foi totalmente destruída e seu terreno foi levado pelo rio. Foi unânime pelos presentes que a sede não tem mais condições de reconstrução. O mais sensato é fazer em outro local, onde poderão colocar a creche, que é uma das maiores reivindicações da comunidade.
O senhor Carlos Salles de Oliveira presidente da Comissão Pró Construção do AGG , solidarizou-se com a associação METAJUHA, colocando-se a disposição e solicitou que a associação METAJUHA se fizesse presente na gestão do Conselho de saúde local, para que juntos com a comunidade possamos lutar para a conclusão da 2ª etapa do AG Garcia, pois a 1ª etapa foi inaugurada em 11/setembro/2008.
Em seguida Giovani membro da diretoria, emocionado comentou sobre a tragédia, e prometeu empenho para ajudar a comunidade.
Adalberto Day ressaltou que hoje o AGG é uma realidade e que muitos não acreditavam que seria executada a obra.Parabenizou a equipe que com afinco esteve na luta, para que as autoridades do município fizessem esse complexo de saúde se tornar realidade para a comunidade do Grande Garcia. Se não fosse completada a primeira fase, com certeza nos teríamos um pequeno ambulatório provisório (que se diga de passagem “eterno”), em alguma dependência do Distrito.
São pessoas que acreditam em “sonhos”, que tornam “realidades”,mas também são pessoas que lutam pelo um “todo” e não “individualmente”. Essa é a diferença de quem “faz” e não de quem apenas “diz que fez”, não tendo nem mérito.
Nivaldo Martins Vieira fez diversos registros das ocorrências sobre a tragédia, e enfatizou principalmente a preocupação com a dragagem do Ribeirão e a reconstrução das vias públicas.
O representante do vereador Deusdith, Álvaro Luiz dos Santos, fez comentários de apoio e prometeu empenho na reconstrução e solução dos problemas apresentados. Recebeu em mãos o rol de reivindicações, que será entregue ao vereador que hora representava.
O presidente Vandré também ressaltou a importância da parceria junto aos representantes do bairro e poder público, para a reconstrução da comunidade em geral.
Nada havendo mais a tratar, deu por encerrada a reunião e agendando a próxima reunião para o dia 14/04/09 as 19:30 na sede da associação ARTEX, que gentilmente nos acolheu disponibilizando uma das salas para que a associação METAJUHA, possa estar fazendo suas reuniões.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails