21/02/2009

* 2009 - 1º SEMÁFORO SONORO PARA DEFICIENTES VISUAIS DE BLUMENAU

Foi inaugurado o primeiro semáforo com dispositivo sonoro instalado em Blumenau. O equipamento foi montado na Rua João Pessoa, no Bairro da Velha. Localiza-se próximo á escola ensino básico Adolfo Konder que possui aproximadamente 1.100 alunos e também próximo à sede Associação de Cegos do Vale Itajaí - ACEVALI, com 200 associados com deficiência visual .
A presidenta Maria Helena e a assistente social Dalva Day da ABLUDEF, estiveram presente a solenidade de inauguração, no dia 20 de fevereiro ás 9:00 horas. Maria Helena também presidenta da CODEPA, observou a acessibilidade da calçada para as pessoas com deficiências.
Esse foi o primeiro semáforo instalado com dispositivo sonoro da cidade, e após aprovação da comunidade blumenauense, existem projetos de novas instalações em outros pontos de Blumenau. A luz vermelha que dá o sinal de parada aos motoristas somente será acionada, quando os pedestres acionarem o botão do equipamento.
O diretor - presidente da SETERB - Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes – senhor Rudolf Clebsch, explicou aos presentes sobre a segurança que os associados da ACEVALI - Associação de Cegos do Vale Itajaí e também toda a comunidade em relação ao semáforo sonoro, pois além de ter seu funcionamento normal, estará sendo acionado um dispositivo sonoro avisando aos deficientes visuais a hora de atravessar a via pública com segurança. O senhor Fabiano Gonçalves, gerente operacional da Aliança tecnologia e sistema responsável pela implantação do primeiro semáforo sonoro de Blumenau, apresentou explicações ao público presente e respondeu as dúvidas principalmente dos deficientes visuais. Também recebeu sugestões de melhoras pelos deficientes. Como exemplo aumentar o som e o tempo de parada do sistema para que eles possam conseguir atravessar antes de fechar para o pedestre. O prefeito em exercício senhor Rufinus Seibt comentou que essa medida dará mais segurança aos usuários com deficiencia visual e também facilitara o acesso dos estudantes do educandario Adolfo Konder.
Os deficientes visuais que sempre utilizam o semáforo testaram com supervisão do senhor Fabiano da Aliança tecnológica Operacional , deram muitas sugestões que serão analisadas e implantadas posteriormente para facilitar aqueles que realmente necessitam desse serviço.
Ademar Hausmann - presidente da ACEVALI, fez questão de atravessar a via pública, para averiguar a segurança do sistema implantado nesta sexta feira dia 20 de fevereiro em Blumenau. Além do semáforo, as calçadas da localidade foram adaptadas com trilho de localização, mais conhecidos como piso tátil e pavers que auxilia e facilita o deslocamento dos deficientes para a sede da Associação de Cegos do Vale Itajaí (Acevali), que fica próxima ao local. A comunidade tem que estar atenta a esse novo sistema, pois ficará algum tempo em fase experimental e deve receber uma série de melhorias nos próximos dias. Após a instalação e futuras avaliações o SETERB pretende instalar novos semaforos sonoros em outros locais da cidade, sempre em ruas de grande fluxo de pedestres.
Fotos e texto: Dalva Day - assistente social da ABLUDEF

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails