16/10/2009

* 2009 – REUNIÃO ORDINÁRIA DA METAJUHA DE OUTUBRO

No dia 13 de outubro de 2009, na sede da Associação Artex, as 19:30, realizou-se a reunião ordinária da “METAJUHA” Associação de moradores das ruas Emilio Tallmann, Júlio Heiden e Arredores da Associação Artex. Presentes autoridades, associados para discutir e tentar encontrar soluções para as diversas reivindicações da comunidade abrangente a “METAJUHA”.

Após a abertura da reunião foi lido e aprovada a ATA anterior. A mesa foi composta pelas seguintes pessoas:

Membros da diretoria, Geovani,Carlos, Vandré e Vanderlei, autoridades convidadas:

- Secretário Regional Paulo França

- Diretor de Assuntos Comunitários – lotado ao Gabinete do Vice Prefeito José Luís Gaspar Clerici,

- Presidente da comissão pró construção do AGG,Carlos A.Salles de Oliveira

- Suplente de vereador Mauricio Gool representando o deputado Jeancarlo Tomelin,

- Engenheiro Valdecir Dutra,

- Presidente da Associação da Emilio Tallmann Gilmar Oeschler,

- Representante do deputado Paulo Bornhausen senhor Lothar,

- Reapresentando o vereador Napoleão Bernardes, Jean.

- Presidente Comunidade Kolping Garcia, Luiz Nestor Pohlmann e o diretor Sr. José Vitório da Rosa

ADALBERTO DAY – lider comunitário falou sobre os assuntos, que são as angústia da maioria da comunidade do grande Garcia.

· Passarela da rua Catarina Abreu Coelho que depois de muita luta, finalmente está em fase de conclusão.

· Faixa de segurança, que ou esta apagada ou inexistentes em diversos pontos das ruas do bairro;

· Calçadas em frente ao jucas Santos; pede que a empresa COTEMINAS refaça as calçadas em redor da empresa, no trecho acima citado.

· Rua Germano Roeder, pede que seja recapado, pois o asfalto já esta em situação precária, contendo vários buracos no asfalto.

· Gabião das Ruas Emilio Tallmann e Rua Júlio Heiden, está sendo feito, mas muito lentamente.

· Curva do Cemitério, maior problema que a comunidade está enfrentando, solicita que as autoridades agilize para envitar uma tragédia maior A situação é critica, não podemos mais brincar temos que enfrentar a situação antes que a tragédia de novembro de 2008, seja considerada a segunda pior.

Conforme os moradores que se inscreveram, falavam a mesma linguagem, pois os problemas afetam toda a comunidade e não individualmente.

· Comentou-se que existe um buraco nas imediações da casa de um dos moradores logo após a curva do cemitério e que a cada dia se torna maior, pediram providências aos representantes do municipio.Sobre os gabiões das ruas Julio Heiden e Emilio Tallamnn, os trabalhos estão muito lento.A rua Julio Heiden, quando o trânsito vem para essa rua, torna-se um caos, a rua precisa de policiamento.Agradeceram a conclusão da ponte Catarina Abreu Coelho e reforçaram a necessidade de colocar obstáculos para que os motoqueiros não passem nesta ponte. Pediram que a rua Júlio Heiden seja completada o mais rápido possível para normalizar o transporte desta rua.Reforçaram as palavras do pesquisador Adalberto Day sobre o morro do cemitério , pois a situação é critica.Reclamaram da demora dos trabalhos na rua Júlio Heiden. A rua Emilio Tallamnna já esta quase pronta e a rua Julio Heiden está demorado demais.Estão contente da passarela da rua Catarina A. Coelho já estar quase pronta, mas não se conformam que não fizeram de concreto como promesa de eleição.Agradeceram ao Vice Prefeito Rufinus Seibert, dirigindo as palavras ao senhor José luiz Gaspar Clereci pela ”patrola” ter feito o trabalho na rua Julio Heiden, tampando os buracos.Comentaram que a rua Amazonas tem mais de mil buracos. Reclamaram sobre as ruas Júlio Heiden e Emilio Tallmann pela demora, estão trabalhando a passo de tartaruga.Pede mais empenho das autoridades nas fiscalizações dos trabalhos realizados.Reforçaram todas as falas anteriores e falaram sobre as dificuldades que as moças passam por terem que transitar a noite pela Rua Julio Heiden. Os adultos tem que busca-las após o termino das aulas noturnas.

RESPOSTAS DAS AUTORIDADES PRESENTES:

* Presidente da Associação da Emilio Tallmann Gilmar Oeschler, comentou que as dificuldades que a Associação Metajuha está enfrentando, sua associação também esta passando por problemas idênticos. O prazo de entrega das obras dos gabiões era para ser em agosto e já estamos em outubro e nada está pronto.As obras estreitaram muito a calha do rio, está preocupado com o futuro da comunidade. Pergunta às autoridades presentes: A quem devemos questionar a situação? Ao FAEMA? Qual o critério adotado para a fabricação dos gabiões? Falou sobre um terreno da prefeitura que esta virando depósito de lixo, pede providências, conclui dizendo que os moradores estão fazendo sua parte, ou seja, arrumando as suas casas, e pede que o município faça a sua.

- Presidente da comissão pró construção do AGG,Carlos A.Salles de Oliveira Disse que as obras são apenas de caráter emergenciais, devemos pensar em obras que durem para o futuro, e uma melhor união entre as pessoas e associações.

- Suplente de vereador Mauricio Gool representando o deputado Jeancarlo Tomelin, Comentou aos presentes que após a reunião anterior, conversou com o Isaias da SETERB e logo em seguida os ônibus já estavam passando pela rua Júlio Heiden, mas devido as chuvas, foi suspenso para não causar mais problemas. Preocupados com as barreiras da curva do cemitério como em frente a marcenaria Anzini no Progresso, afirmando que com a queda da barreira a comunidade fica isolada.

- presidente Comunidade Kolping Garcia Luiz Nestor Pohlmann Elogiou a mesa pela luta em prol da comunidade e relembrou seu tempo como presidente de outra associação no passado. Disse que precisamos de políticos com capacidade de pensar para o futuro.

- Engenheiro Valdecir Dutra: A Capela mortuária será a partir deste momento administrada integralmente pelo município. Terão que fazer um reforma de grande porte, talvez mais a frente terão que interditar por alguns dias.

- representante do deputado Paulo Bornhausen senhor Lothar, Pede que as associações se unam e que a luta de uma seja de todos. Procurar montar um grande projeto para que os deputados e senadores possam transferir recursos da união para a conclusão das obras.

- José Luís Gaspar Clerici - Diretor de Assuntos Comunitários – lotado ao Gabinete do Vice Prefeito prometeu apoio total às reivindicações, e as solicitações mais do alcance da prefeitura, irá tomar providências. E assim da mesma forma falou Mauricio Gool, Sr. Lothar que irá repassar ao Deputado Paulo Bornhausen todas as reivindicações.

- Secretário Regional Paulo França Após ouvir atentamente as solicitações dos moradores, o Secretário Paulo França, prometeu que as obras da Rua Júlio Heiden, Rua Emilio Tallmann serão revistas nos pontos problemáticos e irá tentar agilizar as obras o mais rápido possível. Quanto a contenção da barranca do Ribeirão Garcia e do morro da curva do cemitério, irá trazer ao local técnicos para avaliar a situação, o mais breve possível.

Além dos moradores pertencentes a associação METAJUHA, estiveram prestigiando e apoiando a associação de moradores a coordenadora do AGG Lucimara Z. Carli, o representante do vereador Napoleão Bernardes diretor Sr. José Vitório da Rosa .

Foram quase 11 meses até conseguirmos a construção da passarela da Rua Catarina A. Coelho, com a conclusão desta, irão transitar diariamente vários moradores idosos, que neste últimos 11 meses foram obrigados a ficar em suas casas, pelas dificuldades de locomoção. Hoje já estão fazendo compras em estabelecimentos que outroram podiam ir.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails