No dia 31 de outubro foi um "DIA ESPECIAL" para as mulheres que participavam do grupo de mulheres da ABLUDEF. Apesar do gostinho de despedida, havia entre elas o prazer de poder passear e festejar juntas da ex-coordenadora a psicóloga Marivete Gesser, que por 6 anos esteve a frente do grupo. Marivete parte para novas conquistas, mas tem certeza que deixou um grupo forte e tão logo estarão se reorganizando e irão dar continuidade ao projeto. A psicologa Juliane estará junto ao grupo para o próximo ano.
Mesmo indo para a capital do estado, Marivete manteve contato com as profissionais da ABLUDEF. Sendo que ao receber o prêmio pelo trabalho que desenvolveu junto ao grupo de mulheres com deficiência, quiz ela festejar e agradecer pelo trabalho/pesquisa que realizaram.
A assistente social Dalva Day coordenou um passeio no shopping Neumarkt e um almoço com muitas pizzas. A pedido das associadas, que gostariam de estar provando a delíciosa pizza , sendo dificil virem sozinhas.
Após o almoço ganharam sorvetes e assim foram passear no shopping, e fazendo o que todas mulheres fazem, sonhar em frente as vitrines, se vendo dentro de alguns dos trajes que nelas estavam expostos. Nenhuma delas tinham pressa de ir embora, mostrando que a pessoa com deficiência também compram, usam e gostam de estar na moda. Esse grupo de mulheres foram responsaveis pelo " projeto de lei da autoria da deputada Ana Paula Lima, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de provadores para pessoas com deficiência em estabelecimentos que comercializam roupas e calçados, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na sessão do dia 19 de outubro . O projeto de lei 453/9 foi encaminhado para a sanção do executivo estadual.". Foram elas que com garra lutaram para que fosse encaminhado esse projeto e outros para que pudessem ter o direito de IR e VIR. A ABLUDEF dá o espaço para que os associados possam estar reeivindicando seus direitos, sendo que os profissionais estão sempre atentos e auxiliam eles a se posicionarem frente as diversas demandas, no seu contidiano. Vemos com orgulho que muitas dessas jovens, mulheres começaram timidamente dentro de seus grupos , e hoje possuim voz ativa , são lideres. Quando são convidadas para representar a entidade nas palestras, conferências, seminários e outros, querem ir representar todos os associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário