27/11/2011

* 2011 - GRUPO DE FAMÍLIA DE NOVEMBRO

No dia 22 de novembro realizou-se o encontro mensal do GRUPO DE FAMÍLIAS da ABLUDEF. Esse grupo e coordenado pela assistente social Tânia Regina Moraes e os psicologos Juliane Labes e Marcelo Roberto Campos . Neste encontro a assistente social Dalva Day coordenou a reunião a pedido, pois o questionário anual é feito para avaliar os trabalhos que foram realizados nos diversos grupos da entidade, e o projeto piloto é realizado com parceria  da SEMASCRI - Secretária municipal de Assistencia Social e da Criança e do Adolescente . Foi importantissimo a avaliação do grupo, podemos notar que o familiar ou cuidador é tão importante seu atendimento junto a entidade quanto do associado propriamente dito. Pois são os cuidadores que ficam por horas totalmente devoto ao cuidado da pessoa com deficiência e por muitas falas podemos observar que dificilmente tem com quem dividir as muitas horas que dedicam a eles.  Algumas perguntas de relevância para avaliações:
1. O que mudou em sua vida no ano de 2011 participando da ABLUDEF?
Mudou para melhor, consegui contato para fisioterapia, com transporte adaptado. Levar orientação a comunidade em Geral, para pessoas com deficiência.
02. Com sua participação nas atividades da ABLUDEF. O que melhorou em sua Vida Comunitária?
Participo na Pró-familia – Ginástica. Participo da Pastoral da Criança - pesagem. Participo das atividades da Igreja e de de viagem... Existe alguma dificuldade ao sair de casa. Mãe que necessita deixar o filho  sozinho para poder sair de casa e vir no grupo, pois não tem ninguém para substitui-la nessas ocasiões. Tem depressão, pelas horas a fio que fica em função de cuidadora. Sai para ir no posto, quando é necessário.  A dificuldade maior é de acompanhantes, tem famílias com grandes números de filhos e poucos ficam para cuidar. Uma familiar desabafou: “No sábado era aniversario da minha cunhada, ela cuida durante a semana e fiz um cartaz bem grande com os Direitos do Cuidador, para mostrar aos demais familiares a importância de dividir a tarefa do cuidador.”
03. Dê sugestões de temas para ano 2012
Sobre os Direitos da pessoas com deficiência. Sobre o cuidado com  o cuidador. Cuidados em Geral. Psicologia.
Mostrou que a maioria são mulheres as cuidadoras, casos de pessoas que não tem filhas, são tarefas que as noras tem que assumir. O GRUPO DE FAMÍLIAS  é importantissimo , deveremos dar atendimento em diversos segmentos para que eles possam estar preparados para a dificil tarefa de cuidadores. Necessitam de atendimento juridico, na área da saúde, nutrição (alimentação balanceada para o paciente) e outros.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails