29/10/2015

* 2015 - DIA DO NHOQUE

 

NHOQUE DA FORTUNA
Dia 29 de Janeiro é dia de comer nhoque. Você sabe dizer o motivo?
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

SIMPATIA PARA GARANTIR FARTURA
Coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque.
Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira.
 Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual.
No prato, separe sete nhoques e coma um a um.
Para cada nhoque, faça um pedido diferente.
Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano.
O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura.
Que outros nomes  é conhecido o NHOQUE ?
O nhoque ou inhoque, também conhecidos no termo do italiano gnocco, plural gnocchi [ˈɲɔkki].
O que vem a ser esse prato delicioso conhecido como NHOQUE?
É uma massa alimentícia preparada à base de batata, farinha de trigo ou mandioca, típica da culinária da Itália que pode ser servido ao molho sugo, bolonhesa e branco.

RECEITA DE NHOQUE DA FORTUNA
INGREDIENTES DA MASSA
1 kg de batatas
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
Farinha de trigo (o suficiente para dar ponto)
Sal a gosto
1 pacote de queijo parmesão ralado para polvilhar

PREPARO DA MASSA
Faça um purê sem tempero das batatas (cozinhar e amassar). Junte e misture os ovos, o sal, a margarina e acrescente a farinha aos poucos. Quando você conseguir fazer bolinhas com mãos lambuzadas de óleo e margarina, a massa estará no ponto certo. Cuidado com a quantidade de farinha, pois se colocar muito, o nhoque ficará duro e pesado.
Com a massa pronta, faça rolinhos em uma mesa com farinha para não grudar. Corte no formato de nhoque e amasse-os de leve com as pontas dos dedos. 
Com cuidado, coloque-os aos poucos em água fervente até que eles subam, já cozidos. Retire-os para um escorredor de massas e reserve.

INGREDIENTES DO MOLHO
1 lata de tomate italiano sem pele (tomates pelados)
3 tomates frescos maduros
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de manjericão fresco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

PREPARO DO MOLHO
Retire a pele do tomate italiano e bata-o no liquidificador. Prepare uma tigela com água e gelo suficiente para cubrir os tomates. Reserve-a. Coloque, por alguns segundos, os tomates crus em uma panela com água fervendo com um corte em x na base de cada um. Retire os tomates e transfira-os para a tigela gelada. Pelo x, puxe a pele.
Retire as sementes e corte-os em cubinhos. Refoque o alho picado em uma panela médica com azeite e manteiga no fogo médio. Coloque as 2 colheres de manjericão fresco por 1 minuto. Coloque os cubinhos e o tomate batido. Tempere com sal, pimenta do reino e açúcar. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por 10 minutos.

Finalização - Em um refratário untado, coloque os nhoques intercalando com o molho e polvilhando com queijo ralado. Termine com o queijo. Leve ao forno médio para gratinar. 
* Receita da CT Editora.

Créditos: Thinkstock Massa do nhoque da fortuna é feita com batatas e queijo ralado 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails