19/12/2015

* 2015 - VÉSPERA DE NATAL

VÉSPERA DE NATAL
A VÉSPERA DE NATAL refere-se ao dia  24 de dezembro . Em  Portugal , a véspera é marcada pela união familiar no jantar chamado CONSOADA  ou CEIA DE NATAL , e à meia-noite é feita a distribuição e a troca de presentes. No Brasil, tradicionalmente, tem lugar à  meia noite a ceia de NATAL  e espera-se que o PAPAI NOEL visite cada casa e entregue presentes às pessoas, principalmente às  crianças e idosos. Também é comum a troca dos presentes entre parentes ou colegas de trabalho que participam do AMIGO SECRETO  ou AMIGO OCULTO).

MISSA DO GALO

Celebrada à meia-noite, a missa do galo assinala o nascimento de Cristo, na noite de 24 para 25 de Dezembro. Teria começado a ser celebrada no século V, e reza a lenda que o seu nome deve-se ao fato de ter sido nessa noite a única vez que um galo cantou à meia-noite. 
CEIA DE NATAL 
Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil. O hábito de comer peru no Natal surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos EUA, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos, como prato principal. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século 16. Nessa época eram servidos gansos.
A ceia natalina é uma reunião ainda mais familiar, íntima e carinhosa, quando afloram nos corações das pessoas os sentimentos mais variados. Haverá a alegria do encontro, a saudade de quem partiu,...
A seguir os principais pratos presentes na ceia brasileira:
• Peru;
• Leitão;
• Arroz;
• Farofa;
• Castanhas;
• Nozes;
• Salada Tropical;
• Frutas (em especial as exclusivas do território brasileiro);
• Bolinhos de Bacalhau;
• Vinhos;
• Champanhe, etc.





FONTE:
cantinhodalumad.blogspot.com/2009/03/natal.html‎
http://euadorofesta.blogspot.com.br/2011/12/filmes-de-natal-2.html
http://www.suapesquisa.com/natal/
humordemulher.wordpress.com/gifs-de-natal/‎
pfpnsfemovie.blogspot.com/2012/.../rudolph-rena-do-nariz-vermelho.ht...‎
pt.wikipedia.org/wiki/Natal‎
www.adorocinema.com
www.araraquara.com/lazerecultura/cinema
www.brasilescola.com
www.gifs-animados.net/natal01.htm‎
www.magiagifs.com.br/datas_especiais/especialnatalpage.htm‎
www.filmesdecinema.com.br
http://mdemulher.abril.com.br/familia/fotos/filhos/15-filmes-natal-assistir-familia-725795.shtml#15

Natal | Curiosidades no Você Sabia www.vocesabia.net/tag/natal/‎

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails