22/05/2009

* 2009 - PALESTRA NA COOPER GARCIA

COOPER - filial Garcia - Glória
Rua Glória 344, Glória - Blumenau, SC +55 (47) 3324-0122

No dia 22 de maio aconteceu a última palestra do ciclo de palestras intitulada “SENTINDO NA PELE”, onde a senhora Deisy (Administração de empresa) e a Maike (psicóloga) do RH da COOPER e a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba com a assistente social Dalva Day por uma semana estiveram visitando e palestrando para as gerências das cooperativas. Deisy colocou o programa de inclusão ao Mercado de Trabalho das pessoas com deficiências que a COOPER está realizando em parceria com a ABLUDEF, sendo que o programa já começou em agosto de 2008, quando foi apresentado para os diretores da cooperativa. Maike apresentou os tópicos das COTAS em que a COOPER se encaixa, sendo que a cooperativa tem que cumprir sua meta que é de 4% , de 501 a 1000 empregados. A COOPER estará colocando em seu quadro de funcionários inicialmente 8 pessoas com deficiência física. Maike ainda reforçou que a empresa terá que ter em seu quadro de funcionário 34 pessoas com deficiência, mas que preferem atender bem as 8 pessoas inicialmente do que apenas cumprir a COTA e serem excluído no trabalho. Maria Helena fez um relato do seu dia a dia como pessoa com deficiência, e que trabalha a 14 anos como concursada na área da saúde, tendo como cargo de digitadora. Pediu aos gerentes que nunca usem a palavra “coitadinho” para seus colaboradores, pois todo ser humano é capaz, mesmo com limitações.

Como a própria logo da entidade especifica “ACREDITE NELES! COM LIMITES E SEM BARREIRAS”

A assistente social Dalva Day fez um pequeno relato sobre as parceria da ABLUDEF na área de mercado de trabalho. Reforçou o convite para que todos os gerentes façam uma visita a entidade, para conhecer os associados que participam diariamente dos diversos atendimentos e grupos que a entidade tem a disposição dos associados.

Maria Helena fez a dinâmica “SENTINDO NA PELE”, e como havíamos combinado antes da palestra , iríamos colocar as duas palestrante “Deisy e Maike”, na condição de usuária de orteses.
Deisy utilizou o andador e percebeu que não era tão fácil de manobrar, principalmente em lugares com piso encerados. Maike descobriu que o universo de um cadeirante é de muita força e habilidade para conduzir uma cadeira de roda. Mesmo no espaço de uma sala de reunião percebeu-se que existem vários objetos que impedem o livre acesso de pessoas com deficiências.
Todos os participantes da palestra interagiram com as orteses que a ABLUDEF disponibilizou para a dinâmica.

As coordenadoras das palestras , Deisy e Maike agradeceram a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day pela disponibilidade de estar palestrando nas 4 filiais da COOPER.

18/05/09 = 1º Mafisa

19/05/09 = 2º Água Verde Administração

20/05/09 = 3º Indaial

21/05/09 = 4º Garcia

Presentearam as convidadas com uma sacola ecológica, com uma toalha ilustrando os mascotes da cooperativa “Turminha da Cooper”. Maria Helena Mabba e Dalva Day agradeceram o gesto de carinho e se colocaram a disposição de toda as cooperativas, mostrando que se todos fazerem a sua parte de acessibilidade, e contratação das pessoas com deficiência, não haverá futuramente a necessidade de cumprir e de existir COTAS de contratação. Simplesmente serão oferecidas vagas para pessoas e não necessitarão separá-las por “COTAS”.

Jornalzinho informativo mensal das COOPER

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails