22/05/2009

* 2009 - PALESTRA NA COOPER INDAIAL

End: Marechal Floriano Peixoto, 834Bairro EstadosFone: (47) 3333-2890
No dia 20 de maio na COOPER de Indaial aconteceu a 3ª palestra agendada pelo RH da COOPER com parceria da ABLUDEF, para a gerência da filial. A gerente da COOPER de Indaial , Juliana abriu a palestra e logo em seguida deu a palavra a Deisy e Maike do RH da COOPER. Após apresentação dos SLIDES sobre o programa de inclusão de pessoas com deficiência física, foi passado a palavra para a senhora Maria Helena Mabba, presidente da ABLUDEF que falou sobre a sua vida de funcionária concursada na área da saúde. Comentou que enquanto deficiente nunca teve prioridades no seu trabalho e que seus colegas por vezes esquecem de suas limitações e que realiza seu serviços como qualquer outro funcionário. Em seguida a assistente social Dalva Day falou sobre as parcerias que a ABLUDEF tem com empresas como Blusoft (ENTRA21), SESI, CASA BRASIL, CEJA e outros, em prol dos associados. Deisy e Maike mostraram um vídeo para finalizar a palestra mostrando que o australiano Nick Vujicic, , tem uma deficiência de nascença e mostra que a vida é bela e temos que valorizar as pessoas e a COOPER quer ser uma empresa inclusiva e que acredita no valor da diversidade humana.Deixou uma mensagem de Charles Chaplin “ Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.” Maria Helena retomou a palavra para a realização da dinâmica “SENTINDO NA PELE”. Pediu que 04 voluntários utilizassem as orteses ( cadeira de rodas, andador, muletas axilares e canadense). A gerente da filial de Indaial se apresentou como usuária de muletas canadense, outro voluntário utilizou o andador, os outros dois voluntário receberam 01 cadeira de rodas e 01 par de muletas axilares. Maria Helena pediu que todos fossem até a escadaria da COOPER que dava acesso a sala de palestra e de cursos para a comunidade. Pediu que cada voluntário tentassem descer pela escada da melhor maneira possível.
A voluntária que utilizou o par de muletas canadense desceu sendo assistida por um colega de trabalho. Percebeu que se realmente fosse deficiente, não poderia estar usando sapato de salto e teria algumas dificuldades descendo sem auxilio de terceiros.
O 2º voluntário tentou descer de andador, sendo imediatamente constatado que seria impossível descer sozinho. Foi auxiliado por dois amigos e o terceiro amigo levou seu andador.
O 3º voluntário teve menor dificuldade na descida da escada, podendo ser amparado pelo corrimão da escada.
O 4º voluntário também ficou evidente que seria impossível sua descida, o grupo ficou tentando uma saída para o dilema enfrentado pelo “cadeirante voluntário”. Maria Helena comentou ao grupo que o “cadeirante” teria duas opções: a primeira ficar esperando alguém que o levasse no colo pela escadaria. A segunda opção seria tentar descer sentado no chão. Optaram pela primeira opção.
Após enfrentarem a escadaria, foram verificar como seria o deficiente físico no seu dia a dia fazendo compras e utilizando o espaço a ele destinado na hora de pagar suas compras.

Todos sem exceção tiveram dificuldades para utilizar esse espaço, sendo que a cadeira de rodas quase não deu para passar. Todo o grupo aprendeu no “SENTINDO NA PELE” que o dia a dia de uma pessoa com deficiência não é fácil. Mas a COOPER está começando um trabalho que como Deisy e Maike falaram em sua apresentação a empresa não quer apenas preencher COTAS imposta por leis, mas começar um trabalho sério e de Responsabilidade social. A ABLUDEF pretende auxiliar neste trabalho e com certeza os resultados serão em benefício dos associados da entidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails